19 de março de 2013

Coreia do Norte 'explode' Capitólio em vídeo de propaganda

Clipe de quatro minutos também mostra a Casa Branca sob a mira de um míssil
Explosão atinge domo do Capitólio, em Washington, no vídeo de propaganda da Coreia do Norte
Explosão atinge domo do Capitólio, em Washington, no vídeo de propaganda da Coreia do Norte (Reprodução)
A Casa Branca sob a mira de um míssil. O domo do Capitólio – sede do Congresso americano – destruído por uma grande explosão. Cenas como estas, comuns em filmes-catástrofe de Hollywood, ilustram um vídeo de propaganda divulgado por um canal semioficial norte-coreano – e fazem parte da mais nova provocação de Pyongyang aos Estados Unidos.
O vídeo de quatro minutos foi postado no perfil do YouTube da Uriminzokkiri, agência que divulga notícias favoráveis ao governo e reproduz peças de propaganda do regime.
Com edição e efeitos toscos, o clipe traz imagens de tropas do exército norte-coreano, desfiles militares e disparos de artilharia. Um pouco antes da marca de três minutos, a Casa Branca aparece sob a mira do que seria um míssil teleguiado. Em seguida, o Capitólio é mostrado sendo atingido por uma explosão. O mesmo website divulgou, no início de fevereiro, um vídeo exibindo uma cidade parecida com Nova York em chamas.

Escalada de tensão
Ainda que de forma mal-acabada, a peça de propaganda repercute as mais recentes ameaças proferidas pela Coreia do Norte contra os Estados Unidos, principal aliado da Coreia do Sul, vizinha e rival de Pyongyang.
Descontente com a ampliação das sanções na ONU contra o seu programa de armas e com os exercícios militares entre Washington e Seul na península, o regime comunista prometeu realizar um "ataque nuclear preventivo" aos EUA. Em resposta, a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland, disse que Washington tem total capacidade de defender não apenas o seu território dos mísseis balísticos da Coreia do Norte, mas também os de todos os seus aliados. Na semana passada, o Pentágono anunciou que, por causa das provocações de Pyongyang, os EUA vão ampliar sua defesa antimíssil.

Confira o vídeo de propaganda da Coreia do Norte:


Veja/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics