28 de abril de 2013

Exército chinês desmantela sistema de uso inadequado de automóveis militares

Terril Yue Jones

A nova liderança da China busca desmantelar um sistema de privilégios que tem permitido aos motoristas de veículos militares fazerem o que querem nas rodovias.
Neste domingo, os militares chineses começaram a substituir as placas de seus carros e caminhões para restringir legiões de veículos, muitos deles de marcas de luxo, que rotineiramente infringem leis de trânsito e abastecem com combustível grátis.
O Departamento de Logística Geral do Exército de Libertação Popular começou a supervisionar a remoção das atuais placas militares que irão vencer na terça-feira, relatou o jornal do Exército, PLA Daily.
Sedãs de luxo e veículos utilitários esportivos com placas do Exército e da Polícia Armada Popular ultrapassando faróis vermelhos, piscando os faróis ou tocando sirenes para afastar os carros da frente é uma visão comum na China.
O presidente recém-nomeado, Xi Jinping, que também é o presidente da Comissão Militar Central e além disso, a maior autoridade militar, vem tentando fazer do combate à corrupção um pilar de sua administração, dizendo que ele irá atrás de autoridades corruptas de alto ou baixo escalão.
Carros de luxo alemães, norte-americanos e japoneses e SUVs com placas militares --frequentemente concedidos a amigos ou a membros da família como favores --são uma das muitas manifestações de corrupção na China que regularmente aborrecem os cidadãos comuns.
Membros das famílias de autoridades militares aposentadas e que possuem placas militares têm inclusive reivindicado gasolina grátis.
O novo sistema de licenciamento deve eliminar as placas militares falsas, utilizando uma tecnologia eletrônica integrada, informou a agência estatal Xinhua.
Reuters/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics