29 de setembro de 2013

Embriagado, tenente do Exército realiza disparos em praça pública e acaba preso

Tenente do Exército Brasileiro não aceita toque de recolher e atira várias vezes em praça pública

Max Aguiar
Jorge Eduardo Martins, tenente e médico do Exército Brasileiro, que estava em Marcelândia (distante 676 km de Cuiabá) dando apoio ao Ibama na Operação Hiléria Pátria, que está sendo realizada no Norte de Mato Grosso para combater a exploração ilegal de madeira, foi preso na madrugada de sábado (21) para domingo (22) após realizar pelo menos 10 disparos na Praça Central da cidade.
Os disparos foram efetuados após uma discussão.
Tenente do Exército Brasileiro não aceita toque de recolher e atira várias vezes em praça pública
Tenente do Exército Brasileiro não aceita toque de recolher e atira
várias vezes em praça pública (Marcelândia News)
O 2º tenente e médico do Exército estava embriagado, exaltado e não atendeu o toque de recolher que seu superior deu aos militares que estavam na praça. Com a negativa, ele foi até o hotel onde estava hospedado, pegou sua pistola e atirou para baixo e para cima durante o momento de fúria. Ninguém ficou ferido.

Quem acompanhou o tumulto causado pelo oficial disse que foi sorte ninguém ser atingido, porque foram dez disparos e várias pessoas estavam no local. “Ele atirou num ponto onde muitas pessoas se concentram para curtir a noite de sábado”, comentou o delegado de polícia Marcelo Carvalho.
Após o acontecido, Jorge foi preso pelo sargento da instituição, Everton Tadeu, que teve de algemar o oficial. O sargento do Exército ainda foi agredido pelo tenente enquanto este último estava sendo transferido para a base do quartel, que se encontra está na cidade.
Após esclarecimentos fornecidos na cidade Marcelândia, o tenente junto com outros quatro militares que estavam no bar, foram conduzidos para Cuiabá, onde estão detidos em um batalhão da Polícia do Exército, instalado dentro da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada.
Olhar Direto/montedo.com

Nota do comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada sobre o ocorrido:
A propósito dos acontecimentos envolvendo militar na cidade de Marcelândia-MT, no dia 23 de setembro de 2013, o Comando da Área de Operações vem a público esclarecer o que se segue.
A Operação Hiléia Pátria, em curso desde o dia 1º de julho, visa prestar apoio logístico, de comunicações e de instrução ao IBAMA no combate a ilícitos ambientais. O efetivo de militares em operações na região norte de Mato Grosso é de aproximadamente 200 homens.
O Comandante da Área de Operações informa que na madrugada de 23 de setembro de 2013 (Segunda Feira), por volta de 02:00h, foram realizados disparos de arma de fogo pelo 2º Tenente Médico Jorge Eduardo Martins de Almeida. O fato ocorreu na Praça Central da cidade de Marcelândia-MT, sem contudo, haver nenhuma vítima do incidente.
O militar encontrava-se visivelmente transtornado e, a fim de preservar a sua integridade física e dos demais participantes da operação, bem como garantir a segurança e o bem estar da população local, foi evacuado para Cuiabá-MT, onde, será submetido a avaliação psiquiátrica e, após o devido tratamento, estará à disposição da justiça para a devida apuração do ocorrido.
O Comandante da Área de Operações esclarece ainda que repudia qualquer desvio de conduta e qualquer ação fora da legalidade praticada por seus subordinados. Assim, foi determinada a instauração de uma sindicância para apuração rigorosa dos fatos vinculados, podendo esta, caso necessário, evoluir para a instauração de Inquérito Policial Militar.
A Instituição presente na Operação Hiléia Pátria está intimamente ligada à história do Brasil, aos princípios legais e aos valores morais e éticos, identificando seus integrantes como legítimos representantes do povo. Assim, os excessos não são admitidos e todo e qualquer incidente envolvendo militar será prontamente investigado e os autores de tais excessos punidos com os rigores da lei.
Marcelândia News/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics