30 de abril de 2014

Começou: professora compara socialismo x capitalismo em Colégio Militar: adivinhe qual o melhor?

Didática socialista
Polêmica na sala de aula

Lauro Jardim
Uma professora de Geografia que lista vantagens do socialismo em relação ao capitalismo a alunos de 13 e 14 anos em um colégio militar. É difícil, mas acredite: tem acontecido no Colégio Militar do Rio de Janeiro e assustado pais de alunos.
O material distribuído contém, conforme explica o rodapé, “experiências dos países que aplicaram na prática o socialismo e o capitalismo”. Beleza. Mas o que se lê, contudo, não condiz com a História. Os tópicos mostram, sim, traços da teoria socialista, mas que ficaram no papel nos lugares em que ela foi posta em prática.
Entre outros pontos, diz a professora sobre a experiência socialista: “o governo garante o necessário para a sobrevivência das famílias. Baixíssimo índice de pobreza”, “a renda derivada da produção é socializada entre os trabalhadores” e “baixa desigualdade social”.
Militar, o pai de uma garota de 13 anos soube das aulas ao acompanhar o material da filha. Ouviu dela, concluindo uma análise das diferenças entre os dois sistemas apresentadas pela professora, que “o Brasil deveria ser socialista”:
- Ela sempre quis estudar lá. Tenho evitado reclamar com o colégio para não prejudicá-la.
Radar on-line/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics