20 de abril de 2015

Websérie sobre missão brasileira no Haiti é filmada em BH com ares de superprodução

'Cidade do sol'
Locações de 'Cidade do sol' também incluem Contagem; trama conta com atores de quatro nacionalidades e pretende retratar realidade de quem luta pela sobrevivência no país caribenho


Bossuet Alvim - Portal Uai
'Cidade do sol' é assinada por Guto Aeraphe, cineasta que dirgiu a premiada websérie 'Heróis'
O Haiti é aqui: nos últimos dias e pela próxima semana, Contagem e Belo Horizonte se transformam no país caribenho durante as gravações de 'Cidade do sol', websérie em cinco capítulos com lançamento previsto para julho. A trama dirigida pelo cineasta Guto Aeraphe mostra a atuação do Exército Brasileiro na Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti (Minustah). Apesar do roteiro ficcional, a obra pretende retratar com fidelidade a interação complexa entre militares estrangeiros e cidadãos locais, vítimas de conflitos civis.

Confira teaser da websérie 'Cidade do sol':



"A proposta desse novo filme é retratar a realidade daqueles que vivem e participam da realidade do povo haitiano, sujeitos a situações extremas o tempo todo. Para isso, nos apoiamos em quatro personagens principais que, com motivações e características completamente distintas, se cruzam em meio ao caos instalado no Haiti", detalha Aeraphe.
O gatilho da história é Rachel Clark, jornalista norte-americana que descobre planos de uma ação terrorista para derrubar o atual presidente do país. Entra em cena o sargento Max, brasileiro que lidera uma equipe da Minustah para interferir na articulação do golpe de Estado. O elenco formado por brasileiros, americanos e cidadãos haitianos reproduz o caldeirão cultural ambientado na república da América Central nas últimas décadas, fruto de intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU) somada às raízes africanas e francesas da população local.
Sob o aspecto técnico, 'Cidade do sol' promete manter o padrão de qualidade apresentado por 'Heróis', série mineira dirigida por Guto em 2011. Baseada nas experiências de soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, a produção mineira em parceria com os Diários Associados foi apresentada em primeira mão pelo Portal UAI antes de ganhar o mundo. Em pouco tempo, foi vencedora de prêmios importantes do gênero, como nos festivais de Los Angeles (EUA) e Marseille (França).

Na vida real
Em 2004 o então presidente do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, foi deposto por um grupo de rebeldes e exilado em viagem garantida pelas Forças Armadas dos EUA, levando à instalação no poder de Boniface Alexandre, ministro da Suprema Corte, em caráter interino. O cenário político conturbado e as revoluções populares geraram a intervenção das Nações Unidas, tendo o Brasil como país de comando da Minustah. Desde então, as tropas brasileiras são maioria nas forças de paz que ocuparam o país, agindo para controlar crimes políticos e auxiliar na recuperação do país.
O Exército Brasileiro também passou a atuar no resgate da população em risco depois de o país ser atingido pelo furacão Jeanne, que deixou mais de 3 mil mortos em 2004 e antecipou uma série de catástrofes naturais na região — em quatro anos seguiram-se a tempestade tropical Fay e os furacões Gustav, Hanna e Ike, com a soma de pessoas em situação precária estimada em 800 mil.
Em janeiro de 2010, o Haiti foi devastado pelo maior terremoto registrado no país em 200 anos, com estimativas de 250 mil vítimas fatais. Números do governo local apontam que 1,6 milhão de haitianos ficaram desabrigados após o desastre. Ainda instalada no território caribenho, a missão liderada pelo Brasil ajudou na recuperação da população com medidas como a distribuição de medicação e o resgate de famílias ilhadas.
DIVIRTA+SE/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics