1 de maio de 2015

'Mais Médicos': general vai ao Congresso dar explicações sobre espiões cubanos

NO CONGRESSO
GOVERNO VAI EXPLICAR DENÚNCIA DA PRESENÇA DE ESPIÕES NO 'MAIS MÉDICOS'
SENADOR TUCANO ALOYSIO NUNES É AUTOR DO CONVITE ÀS AUTORIDADES
'Mais Médicos': general vai ao Congresso dar explicações (Imagem: EBC)
O Ministro-Chefe do Gabinete da Segurança Institucional, o General José Elito Carvalho Siqueira, e o diretor-geral da Agência Nacional de Inteligência (ABIN), Wilson Roberto Trezza, irão ao Congresso para tratar da existência de relatórios de inteligência que façam referência à presença de agentes de inteligência cubanos entre profissionais que vieram ao Brasil para participar do programa "Mais Médicos".
O requerimento de convite às autoridades, de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), foi aprovado pela Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência. O pedido do tucano é uma reação à denúncia de reportagem do Jornal da Band em 17 de março. A matéria mostra reunião em que a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e representantes do Ministério da Saúde supostamente combinam a vinda ao Brasil, ao lado dos médicos, de 50 espiões do governo de Cuba.
"É fundamental que esta Comissão seja informada se há registro, nos arquivos da ABIN ou de outros órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência, da presença de profissionais de inteligência cubanos infiltrados no Programa Mais Médicos", afirma o tucano.
O pedido do senador também prevê que os convidados esclareçam a situação da Política Nacional de Inteligência. A PNI é um marco legal que visa orientar a atuação dos órgãos de inteligência do governo. Sem ela, o Brasil não define os parâmetros das estratégias de prevenção e combate a ações terroristas no território nacional, por exemplo. Em 2010, o Congresso remeteu o texto da PNI ao Palácio do Planalto. Até o momento, porém, não há informações sobre a implementação da PNI pelo Executivo.
DIÁRIO do PODER/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics