9 de junho de 2015

FAB Pé de Poeira – Infantaria da FAB encerra participação na MINUSTAH

Retornou no dia 05 de Junho o grupo de 34 militares da FAB que participaram da MINUSTAH. 
Este foi o último pelotão da Força Aérea a participar da Missão de Paz no Haiti.
Militares da FAB fizeram inspeção de saúde no Hospital da Aeronáutica de Canoas. Foto - FAB
"Foi a missão das nossas vidas". Assim o Tenente Bruno Becker descreve seu papel como líder de um grupo de 28 homens da Força Aérea Brasileira (FAB) durante seis meses de participação na Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti (MINUSTAH).
Formado por militares das guarnições de Florianópolis (SC), Canoas (RS) e Santa Maria (RS), o grupo retornou ao Brasil na noite desta sexta-feira (05/06).
A chegada foi marcada pela emoção. O Soldado José Luiz Garcia pôde finalmente reencontrar sua filha Lívia, de apenas oito meses. "Eu saí ela estava com dois meses. Agora já está grande!", disse.
O desembarque no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi acompanhado ainda pelos pais, irmão e esposa. "Estou voltando um novo homem. E agradeço a Deus por vencer a saudade e o cansaço", contou o militar.
Mas antes de poderem ir para casa com seus parentes, os 28 membros do Pelotão e mais seis oficiais que integravam o comando do contingente brasileiro passaram por exames de saúde realizados no Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO). "A gente tem que ter certeza que eles não se contaminaram com doenças endêmicas da região", explicou a Tenente Diana Santini, médica infectologista.
Segundo ela, a inspeção de saúde realizada logo após o desembarque é fundamental para evitar o contágio de doenças como a febre chicungunya, a filariose e a tuberculose.
Nenhum dos 34 militares da Força Aérea apresentava sintomas e todos devem ser liberados ainda neste final de semana. Outros 167 homens do Exército Brasileiro retornaram no mesmo voo e também passaram por inspeções de saúde.
Reencontro de peacekeepers e familiares no aeroporto Salgado Filho.Foto FAB
Ganho operacional
Este foi o oitavo pelotão da FAB a integrar a MINUSTAH, iniciada em 2004. A partir de 2011, as forças do Exército Brasileiro começaram a contar com a participação de militares da Força Aérea. Cerca de 250, entre oficiais, sargentos, cabos e soldados, tiveram a oportunidade de participar da missão real.
"A gente, quando chegar nas nossas unidades, vai conseguir passar esse conhecimento para a tropa. E se formos empregados de novo, vamos ter um conhecimento maior", explicou o Tenente Becker.
Segundo ele, além da integração com o Exército Brasileiro, durante a missão de paz também são realizadas atividades ao lado de militares de outros países, como Paquistão, Índia, Estados Unidos e Canadá.
"É uma oportunidade única", ressaltou. Para o militar, além disso, eles também voltam com a alegria de ter ajudado o povo haitiano. "Eles nos tratam muito bem, gostam da nossa presença. E foi muito bom ajudar aquele povo", finalizou.
defesanet/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics