1 de agosto de 2015

Acredite, se quiser. A manchete é essa: "Crueldade: Exército brasileiro tortura e mata coelho".

Leiam a matéria. Comento no final.

Crueldade: Exército brasileiro tortura e mata coelho
Imagens são extremamente violentas e mostram um soldado, coagido por superiores, matando um coelho à paulada para comer os seus olhos.
Crueldade: Exército brasileiro tortura e mata coelho
Os abusos praticados pelo Exército brasileiro contra o animal vieram à tona por meio de um vídeo, nesta semana. A gravação foi feita em Porto Velho (RO), durante um treinamento de sobrevivência na selva.
“Eu quero ver o olho desse coelho pular fora”, ordena um dos militares. Ele instrui o rapaz a segurar o animal com uma mão e dar o golpe com a outra. Ao hesitar, o soldado é ridicularizado e coagido a agir. “Está com medo de machucar o coelho? Está com dó? Pancada única, anda logo”, diz um dos superiores, enquanto outro zomba: “Por que tu tá tremendo?”.
O coelho é enfim atingido com um golpe na cabeça, que faz os seus olhos saltarem. Os militares cortam os olhos do animal imediatamente e forçam o soldado a comer, parabenizando-o em seguida. O coelho continua vivo, agonizando.
Assista o vídeo, em reportagem da Rede TV-SP.
“É uma técnica de extrema violência contra um animal indefeso”, lamenta Rosangela Ribeiro, gerente de programas veterinários da World Animal Protection.
Para ela, “as cenas mostram uma incitação à violência e ao sadismo, que não se encaixam em uma instituição pública”.

Carta ao Ministério
Na quinta-feira (30), a World Animal Protection enviou uma carta ao ministro Jaques Wagner, solicitando que o Ministério da Defesa apure o caso e garanta o tratamento ético a animais em todas instituições brasileiras.
“Sabemos que os animais são seres sencientes, são tutelados pelo Estado e possuem direitos”, lembra Rosangela Ribeiro, “cabe a nós assegurá-los”.

Sindicância militar
O caso está sendo investigado por uma sindicância militar, que reconheceu a autenticidade das imagens e informou que elas foram gravadas em junho deste ano.
Em nota, afirmaram que soldados são frequentemente submetidos a testes para aprender a obter alimentos da natureza. Segundo o alto comando do Exército, todavia, o comportamento dos militares no vídeo não condiz com as normas da instituição.
“Torturar e matar um animal dessa maneira configura maus-tratos”, critica Rosangela Ribeiro, citando a lei de crimes ambientais.
De acordo com o artigo 32 da Lei Federal nº 9605/98, praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime.

Faça sua parte
Ajude-nos a divulgar o caso e a cobrar mudanças na conduta moral do Exército brasileiro. Compartilhe a notícia e use a hashtag: #ExercitoSemCrueldade.
PROTEÇÃO ANIMAL MUNDIAL/montedo.com

Comento
A patrulha do politicamente correto há muito assumiu contornos surreais. O vídeo registra uma oficina comum em instruções de sobrevivência. Não se trata de crueldade pura e simples com o coelho e sim de uma atividade desagradável, mas necessária à formação militar. Tratar o fato como tortura de animais é um flagrante exagero.
O Exército, por sua vez, surfa na onda dos 'certinhos' e diz que vai abrir sindicância. Sindicar o quê, cara pálida? Além do tradicional embuste e gritaria, não há nada demais registrado no vídeo. O milico que nunca comeu um olho de coelho 'in natura' que atire a primeira pedra.

Pensando bem
Não é de hoje que viramos uma tropa de escoteiros.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics