25 de setembro de 2015

De Atenas a Esparta: tenente do Exército participa de ultramaratona que refaz trajeto histórico. Acompanhe em tempo real.



O mineiro Marco Farinazzo volta a ser notícia blog. Desta vez, por estar competindo na Spartathlon, ultramaratona  cujo percurso de 152, 85 milhas (246 quilômetros) reproduz a trajetória de Fidípides, um mensageiro ateniense enviado a Esparta no ano 490 a.C. para buscar ajuda contra os persas na Batalha de Maratona. Fidípides, segundo conta o historiador grego Heródoto, nas guerras persas, chegou a Esparta um dia depois de sua partida. Heródoto escreveu: "Por ocasião de qual falamos quando Fidípides foi enviado pelos generais atenienses, e, segundo seu próprio relato, viu o deus Pã em sua viagem, chegou a Esparta, no dia seguinte depois de deixar a cidade de Atenas."
Com base neste relato o comandante John Foden da Royal Air Force e outros quatro oficias viajaram até a Grécia em 1982 para comprovar se era possível correr os quase 250 quilômetros num dia e meio. Três corredores tiveram êxito em completar a distância: John Foden (37h:37m), John Scholtens (34h:30m) e John McCarthy en (39h:00m). No ano seguinte, ocorreu a primeira Corrida Internacional da Spartathlon (em inglês: Open International Spartathlon Race).

Vida dura
Farinazzo já participou das mais duras provas de corrida do planeta. Em 2009, venceu a “Ultramar Badwater”, considerada a mais difícil do mundo. O desafio de 217 quilômetros foi no deserto celebrizado pelos filmes de faroeste, o Vale da Morte, na Califórnia, onde as temperaturas chegam a 55º C e a altitude vai até 3.900 m. Em janeiro deste ano, venceu a Brasil 135, tida como a prova mais difícil do Brasil. Ele venceu o percurso de 281 km, com largada em São João da Boa Vista (SP) e chegada em Campos do Jordão (SP) em 40 horas de prova.

The Best

Em 1984, o grego Yiannis Kouros  completou o trajeto em 20 horas e 25 minutos, o menor tempo até hoje.

A prova ao vivo
A Spartathlon iniciou à 1 h de hoje (horário de Brasília). Siga ao vivo aqui.

Quem é

Marco Aurélio Martins Farinazzo é segundo tenente do Quadro Auxiliar de Oficiais, oriundo da arma de Infantaria (EsSA/1988).
Com informações da Wikipedia e Sparthatlon.org

Leia mais sobre Marco Farinazzo

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics