18 de outubro de 2015

Exército reforça socorro aos atingidos pelas cheias nas ilhas de Porto Alegre

Atualização: 18 out (10h)

RS sob mau tempo
Caminhões ajudam a população levando mantimentos e oferecendo serviços de saúde
Exército reforça socorro aos atingidos pelas cheias nas ilhas de Porto Alegre Adriana Irion/Agência RBS
Adriana Irion
Desde o início da manhã deste sábado, equipes do exército se concentram na região das ilhas de Porto Alegre para ajudar os moradores. Devido ao aumento no nível da água do Guaíba, grande parte da região está inacessível de carro – os caminhões do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, Regimento Osório são os únicos que circulam pelo local.
O apoio do Exército, que disponibilizou, além de quatro caminhões, quatro barracas e 42 homens para auxiliar a população local, veio a partir de um pedido da Defesa Civil Municipal:
_ Nossa missão é de apoio logístico e estrutural. Esperamos poder fazer o melhor por essas pessoa _ disse o tenente-coronel Marcelo Sabba de Alencar, comandante do regimento Osório.
Pegando carona com os caminhões, dezenas de moradores retornam às suas casas para buscar mantimentos e objetos que deixaram para trás desde segunda-feira, quando o nível da água começou a invadir as residências.

Para Iara Cruz Vasconcelos, 60 anos, que vive há 38 anos no local, foi a preocupação com os cachorros que a levou de volta para casa. Hospedando-se com a irmã enquanto aguarda o nível da água baixar, ela decidiu retornar hoje ao local para buscar os animais de estimação e outros objetos pessoais. Impressionada com o volume da água, disse que nunca viu enchente como essa na região.
Além do Exército, voluntários colaboram com prestação de serviços. Na Ilha dos Marinheiros, a barraca do exército foi usada por médicos voluntários. O cirurgião-geral e socorrista Dinamar Zanchet, 45 anos, integrante da ONG Amobem, realiza atendimentos desde o início deste sábado. Conforme o profissional, antes da chegada do Exército, não havia local para receber a população.
Os caminhões ainda estão sendo usados para a distribuição de alimentos.


ZERO HORA/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics