5 de novembro de 2015

Tenente da Marinha está em coma há trinta dias após passar mal em treinamento na selva amazônica



Tenente da Marinha fica em coma após treino em selva do AM
Coma já dura um mês; pai suspeita de negligência durante treinamento.
Marinha diz que foi instaurado Inquérito Policial Militar para apurar caso.
Leandro Tapajós Do G1 AM*
Tenente Guillermo Portugal ficou em coma após treinamento na selva (Foto: Reprodução/Facebook)Angústia, revolta e esperança. Essas palavras podem definir os sentimentos de familiares do tenente da Marinha Guillermo Portugal, de 24 anos. Ele ficou em coma após participar de um treinamento na selva, em Manaus, no dia 30 de setembro.
O atendimento ao tentente demorou 7 horas. Ele passou mal em uma área do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e foi transferido de helicóptero para o Hospital Militar de Área na capital, onde segue internado. A Marinha informou ao G1 que um inquérito apura o caso.
De acordo com o pai do tenente, Saumir Portugal, o filho foi diagnosticado com traumatismo craniano e rabdomiólise - doença que atinge os músculos e pode causar insuficiência renal.
"A única coisa que diziam é que ele estava caminhando, passou mal, teve duas convulsões na selva e foi levado para o hospital. Aconteceu durante o treinamento", disse o pai do tentente ao G1.
Portugal disse ainda que o filho estava muito machucado e sujo. "Com traumatismo craniano, com rabdomiólise, com os rins parados, completamente sujo, cheio de marcas roxas, com um arranhão enorme no braço esquerdo, com o olho roxo, eu não entendo", afirmou.
Ainda de acordo com Saumir Portugal, a família - que vive no Rio de Janeiro - foi avisada sobre o ocorrido no dia 1º de outubro. Ele reclama da demora no socorro do filho.
Uma carta assinada pelo comando da Marinha foi entregue aos pais do tenente. O G1 teve acesso ao documento. A carta cita que Guillermo participava da Operação Tucunaré, que faz parte do currículo do Curso Especial de Comandos Anfíbios e prepara Oficiais e Praças para o planejamento e a execução de Operações Especiais de Fuzileiros Navais.

Demora no atendimento
Segundo o documento, o tenente começou a passar mal por volta das 16h, mas só deu entrada no hospital após cerca de 7 horas. Ele apresentou convulsões às 17h15. A aeronave decolou para o resgate às 19h50, mas precisou reabastecer. A área onde o tenente passou mal é de difícil acesso. Guillermo foi içado da mata para o helicóptero às 22h40. Segundo o documento, ele deu entrada na emergência do hospital militar às 23h15.
"O pessoal do Exército que o recebeu diz que ele chegou num estado lastimável. Foi o termo deles. Ele não pôde ser levado ao CTI, precisou, antes, ficar um tempão na emergência para ser higienizado, e disseram que a expectativa dele era nenhuma, que teria que chamar um padre", afirma Saumir.

Tratamento
Os familiares relatam que ainda têm esperança de que o tratamento faça o tenente melhorar. "Ele está em coma, sedado, mas já começaram a tirar essa sedação. Foi feito uma traqueostomia, ele está fazendo diálise. A gente está lutando contra problemas nos pulmões. Foi feito um pequeno edema cerebral por causa da porrada que ele levou. Ele estava com um corte muito profundo na cabeça então o neurologista disse que a princípio esse edema não vai afetar nenhuma função dele, acho que não terá nenhuma sequela", acredita o pai.
A família diz que há falta de especialistas para atendimento. "A gente encontrou várias dificuldades, por exemplo: o hospital não tinha pneumologista, a família teve que correr atrás de dois pneumologistas porque ele está muito lesionado. Agora a gente está com outro problema lá com fisioterapeuta ", revela pai do tenente, que acrescenta: "as pessoas do CTI do hospital do Exército estão tratando ele da melhor forma possível, estão fazendo tudo dentro das possibilidades deles. Eles estão em uma luta árdua".
Investigação
A Marinha informou, por meio de nota, que "lamenta profundamente o ocorrido e, desde o dia 30 de setembro de 2015, vem prestando o apoio necessário ao Tenente Portugal e à sua família, que se encontra em Manaus. As informações disponíveis foram fornecidas à família".
A nota cita ainda que foi instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias do ocorrido durante o curso. A investigação tem prazo máximo de 60 dias para ser concluída.
Para o pai do tenente é preciso garantir a segurança dos militares que participam do treinamento na selva. "Agora, não havia médico nenhum com eles lá na manobra. É um curso altamente agressivo", finaliza.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics