12 de janeiro de 2016

Ensino de excelência: Exército inaugura hoje seu 13º Colégio Militar

Estado e Exército inauguram Colégio Militar em Belém
Bruna Campos
Será inaugurado nesta terça-feira, 12, dentro da programação do aniversário de 400 anos de Belém, o Colégio Militar de Belém (CMBEL). O colégio será o 13º estabelecimento de ensino do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), que atende a 15 mil jovens em todo o País. A implantação do projeto que vinha sendo discutida desde 2011, foi formalizada em agosto do ano passado, após um protocolo de intenções assinado, entre o governador Simão Jatene e o general de Exército Oswaldo Ferreira, comandante do Comando Militar do Norte (CMN). O projeto de instalação do CMBEL também teve a parceria da Prefeitura Municipal de Belém e articulação do senador Flexa Ribeiro.
Para o governador, o Colégio Militar traz mais que um projeto pedagógico para Belém. “Esse colégio ajuda também a formar uma sociedade com valores e princípios. Trazer essa instituição para Belém é realizar um sonho, ela é uma escola de referência e com muita demanda de vários estados. Tivemos que ir algumas vezes a Brasília no comando do Exército para fazer dar certo. Mas tenho certeza que, se não fosse o esforço de muitos envolvidos, não realizaríamos esse sonho”, declarou.
A sede do colégio será no prédio centenário que abrigava a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), na avenida Almirante Barroso. O colégio atenderá, a princípio, 120 jovens, filhos de civis e militares, selecionados para o 6º ano do Ensino Fundamental.
A proposta pedagógica do CMBEL seguirá a do Sistema Colégio Militar do Brasil, única em âmbito nacional, o que garante a excelência, por estar consolidada nos demais estados da Federação. O modelo adotado é o moderno ensino por competências, oferecendo ferramentas para que o aluno possa resolver situações da vida real, tendo como base a experiência adquirida desde 1889, quando foi criado o primeiro Colégio Militar do Brasil, no Rio de Janeiro, também denominado “Casa de Thomaz Coelho”.
O CMBEL será inserido no contexto educacional paraense, e terá por base os valores éticos e morais, os costumes e as tradições cultuados pelo Exército Brasileiro.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Exército
Agência Pará de Notícias/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics