19 de janeiro de 2016

Exército retira blindado de praça, após movimento para transformá-lo em 'tanque de amor'

Exército decide retirar tanque de praça de Porto Alegre por depredação
Decisão ocorre após organização de ato na internet para "pintar" tanque.
Veículo de guerra foi instalado no local no começo da semana passada.




Do G1 RS
O Exército decidiu remover um tanque de guerra, que foi instalado no começo da semana passada em uma praça no cruzamento das avenidas Ipiranga com Salvador França, na Zona Leste de Porto Alegre. Segundo a corporação, a decisão foi tomada após o veículo ter sido depredado no último final de semana. Os danos só foram percebidos na segunda-feira (19). A decisão pela retirada do tanque ocorre após uma mobilização nas redes sociais e a organização de um evento convocando pessoas contrárias à exposição para pintar o veículo.
O veículo de guerra foi riscado e algumas peças foram furtadas, como os farois e tampa do lançador de granadas. Além disso, segundo o Exército, pessoas tentaram pichar a lagarta - a esteira que faz o veículo se movimentar -, mas sem sucesso. Durante a tarde desta terça, algumas pessoas posavam para fotos ao lado do tanque.
Conforme o coordenador-adjunto da comunicação social do Comando Militar do Sul, tenente-coronel Joel Ferreira Pedreira, a retirada do tanque deve ocorrer durante esta semana. "Não sei precisar o dia. É preciso um guindaste e uma prancha para remover o tanque." Conforme o oficial, o guindaste deve vir de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul.
Em nota, o Exército esclareceu que o tanque passará por uma "manutenção" que "exigirá reposição de peças e reparo na pintura". Entretanto, é preciso liberação de orçamento para as substituições, esclareceu a assessoria do Comando Militar do Sul.
Segundo o órgão, após a saída do tanque da praça, a recolocação só deve ocorrer após a instalação de uma cerca para proteger a estrutura. O Exército esclareceu que durante o serviço de manutenção do tanque o local, onde estava o veículo, será "preparado e estruturado para receber o Leopard em segurança e para proporcionar aos visitantes uma interação positiva com a história".
Não há vigias, nem câmeras de segurança no local. O tanque é do modelo Blindado Leopard 1A1.

Exército nega que retirada ocorrerá por evento
O Exército negou que decidiu pela remoção do veículo devido a um ato organizado pelas redes sociais para as 18h da próxima sexta-feira (22). O evento ganhou o nome de "Transformar o tanque de guerra em tanque do amor", que na tarde desta terça-feira (19) já contava com a confirmação de mais de 1,3 mil pessoas. A ideia era pintar o blindado para "deixá-lo mais alegre e feliz", segundo a descrição do evento.
Em uma publicação, coordenadores do movimento classificaram a decisão do Exército como uma "importante vitória". "Finalmente algumas autoridades se sensibilizaram e, usando a desculpa de realizar reparos no ferro velho, o retiraram finalmente da nossa vista."
A praça que recebeu o monumento foi cedida pela prefeitura de Porto Alegre como forma de agradecimento pela doação de uma área do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda para construção do viaduto de acesso da Avenida Bento Gonçalves.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics