3 de março de 2016

Bolsonaro se filia ao PSC e é lançado como pré-candidato à Presidência

Expectativa é de que mais de 10% dos deputados troquem de legenda
ISABEL BRAGA
BRASÍLIA - Em ato político que lotou o auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados, o PSC anunciou nesta terça-feira a filiação do deputado Jair Bolsonaro (RJ), que deixa o PP. Bolsonaro é o primeiro deputado fluminense a formalizar a troca de partido desde que a janela do troca-troca foi aberta, no último dia 18 de fevereiro. Até o momento, o site da Câmara registra oito movimentações partidárias, mas a janela movimenta a Câmara, e a expectativa é de que mais de 10% dos deputados troquem de legenda.
Entre as mudanças, está a possibilidade do deputado Paulo Maluf deixar o PP. Segundo interlocutores da legenda, Maluf não gostou de perder o comando do diretório estadual de São Paulo para o deputado Guilherme Mussi e poderá sair e levar com ele o deputado Missionário José Olímpio (PP-SP). Outra troca que chama a atenção é a do deputado e um dos fundadores do PSDB, Mendes Thame (SP), que poderá ir para o PV. Thame diz que busca uma legenda onde possa ser mais útil e ajudar a estruturar uma nova força. Decidirá para onde vai até a próxima semana.
- No PSDB, está tudo feito. Não é problema com (Geraldo) Alckmin, nunca tive pretensões não atendidas, não é decepção profunda. Nesse final, quero ter a tranquilidade de que a gente está fazendo algo de bom para o país. Vou para um partido que esteja com disposição e vontade de receber apoios e crescer na capacidade de representar a população - disse Thame.

BOLSONARO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA
Em todos os discursos, inclusive pelo presidente nacional da legenda, pastor Everaldo, Bolsonaro foi apresentado como pré-candidato à Presidência da República em 2018. Além de parlamentares e militantes da legenda, deputados das bancadas evangélica e da bala fizeram questão de prestigiar o ato de filiação. O deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) disse que a filiação dele deixava claro que o PSC é um partido de direita.
Na plateia, além de políticos da legenda, muitos filiados e militantes com camisetas do PSC. Entre eles, um jovem que Bolsonaro fez questão de pedir para que subisse ao palco, usava uma camiseta: Bolsonaro Presidente. Em seu discurso, Bolsonaro fez referência ao fato de responder a muitos processos no Supremo Tribunal Federal, mas acrescentou que ontem um deles tinha sido arquivado e que os outros também serão. O deputado também defendeu posições conservadoras e fez críticas aos programas sociais e à política de cotas do atual governo.
- Recebo a indicação como pré-candidato à Presidência da República como PSC como missão. Vamos afinar o discurso, mas pode ter certeza que o direcionamento será para a direita - disse Bolsonaro.
O deputado e vice-presidente do PSC, Marcondes Gadelha (PB), fez o discurso que mais empolgou os presentes, ao elencar razões para votar em Bolsonaro para presidente da República. Ele listou razões morais, honestidade, coragem e autenticidade. Segundo ele, Bolsonaro será um candidato que se eleito terá pulso firme e tolerância zero com a corrupção e a violência.
- Se perguntarem na rua por que eleger Bolsonaro, responda de pronto: é porque paulada grande é que mata a cobra - disse Gadelha, arrancando aplausos da plateia.
- O PSC é o partido dos peixinhos e agora recebemos um tubarão branco do Rio - acrescentou Marco Feliciano, que no final do ato ofereceu-se para ser o vice de Bolsonaro, caso o partido não se coligue com outra legenda.
O Globo/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics