20 de março de 2016

Jornal britânico vê risco de intervenção militar e sugere renúncia ou novas eleições

O jornal britânico The Observer defendeu em editorial, neste domingo, que a presidente brasileira Dilma Rousseff renuncie ou que sejam convocadas novas eleições "se ela não consegue restabelecer a calma" no país.
O Observer é a versão dominical do jornal The Guardian, de linha editorial de centro-esquerda.
"Uma preocupação óbvia é que esses protestos (contra e pró-governo), se saírem do controle, poderiam degenerar em violência desenfreada e no risco de intervenção pelas Forças Armadas", diz o jornal, um dos principais da Grã-Bretanha, no editorial intitulado "A visão do Observer para o Brasil".
"A democracia brasileira, restaurada em 1985 depois de 20 anos de ditadura militar, não chega a ser uma planta tão robusta que não possa ser desenraizada novamente por uma combinação de fracasso político e emergência econômica. O dever de Dilma é simples: se ela não pode restabelecer a calma, tem de convocar novas eleições - ou sair."
O cientista político da consultoria Tendências, Rafael Cortez, porém, explica que, em um sistema presidencialista como o brasileiro, Dilma não tem o poder de convocar novas eleições.
"O mecanismo institucional para a convocação de novas eleições aqui seria ou uma renúncia coletiva da presidente e do vice (Michel Temer) ou a cassação da chapa (Dilma-Temer) por uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função de irregularidades na campanha. Talvez tenha havido alguma confusão com o sistema parlamentarista", afirma.
Lembrando que a Olimpíada de 2016 será realizada no Rio de Janeiro, o Observer ressalta que os países que recebem o evento normalmente tentam apresentar sua face mais atrativa para a audiência global. "Esse não é o caso do Brasil", diz.
"Por coincidência ou não, uma série de problemas sérios do país estão se agravando aos olhos do público", completa, mencionando a recessão econômica, a crise política, o surto de zika, e o "alto índice de criminalidade em cidades como o Rio".
Segundo o jornal, esses problemas podem "tirar um pouco do brilho" da Olimpíada no Brasil.

Economia
Para o Observer, os problemas econômicos brasileiros em parte foram causados pela queda das commodities no mercado global, mas "uma expansão fiscal imprudente" e as "políticas intervencionistas" de Dilma também contribuíram para reduzir os níveis de confiança no país. "Parte do sofrimento brasileiro foi autoinfligido", defende.
No editorial, o jornal também opina que é uma "simplificação" ver a crise brasileira e os problemas do governo do PT como parte de um refluxo de uma "onda rosa" socialista na América Latina.
"Em uma semana em que o (presidente dos EUA) Barack Obama faz uma visita histórica à Cuba, abrindo caminho para o capitalismo de livre mercado como alternativa à tradição comunista e coletivista da ilha, os problemas brasileiros podem ser vistos como nova evidência do refluxo da 'onda rosa' socialista na América Latina. Com a morte de Hugo Chávez, a revolução bolivariana na Venezuela está de joelhos. A Argentina, que Obama visitará depois, deu uma guinada à direita", diz o jornal.
"(Mas) essa é uma leitura equivocada e simplista. Como o Brasil mostra, os líderes da esquerda fizeram muitos erros. Mas não é sua ideologia que está sendo rejeitada - e sim sua incompetência e ilegalidade", opina.

O artigo despertou uma série de críticas no website do jornal.
Para alguns leitores, o Observer errou ao ignorar como a questão "ideológica" teria contribuído para a crise. "Os erros que arruinaram a economia brasileira vieram diretamente da ideologia deles (PT) - intervencionismo, falta de reforma das leis trabalhistas, excesso de gastos (...)", diz o leitor identificado como "Originalpseudonym".
Outros reclamam que o jornal ignorou as manifestações de apoio ao PT e as críticas à operação Lava Jato. "A 'farsa' da Lava Jato, além de ter um impacto econômico, pegou 'atalhos em procedimentos legais'", diz o leitor "CariocaEoin".
BBC Brasil/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics