5 de junho de 2016

Provocação? Agentes de trânsito de Fortaleza fazem blitz no mesmo local onde colega foi presa por desacato

APÓS DISCUSSÃO
AMC faz nova blitz em local onde agente foi presa por desacato pelo Exército
Blitz ocorreu um dia após servidora da AMC ter sido detida por desacato à autoridade e ficado presa por 2 horas
Roberta Tavares
Fortaleza (CE) - Os agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fizeram blitz novamente em frente ao quartel do Exército, um dia após uma servidora do órgão ter sido detida por desacato à autoridade. A blitz foi realizada na noite de quinta-feira (2), na Rua Marechal Bittencurt, no Bairro Dias Macedo, em Fortaleza.
A discussão teria ocorrido entre os agentes e os militares, na noite de quarta-feira (1º), quando a mulher desobedeceu a ordem dos oficiais. Os militares solicitaram que a blitz, que estava em frente ao quartel, fosse desmontada. Conforme os oficiais, o local seria uma área militar, e os agentes não poderiam realizar a ação a menos de 33 metros de distância. A servidora, que não teve a identidade revelada, ficou detida por cerca de duas horas na parte interna do quartel.
Mesmo depois do caso, uma nova blitz foi realizada na quinta-feira. Agentes da AMC fizeram abordagens a motoristas de automóveis e motocicletas, em frente ao 10º Depósito de Suprimentos do Exército Brasileiro. Não houve registro de discussão no local.
Leia também
Ceará: após ser desacatado em discussão por local de blitz, comandante de quartel do Exército dá voz de prisão a agente de trânsito
Paralisação
Durante a quinta-feira, os agentes da AMC paralisaram as atividades por cerca de duas horas, na sede do órgão. O protesto foi uma forma de cobrança de providências por parte da Autarquia em relação à forma como a agente teria sido tratada pelos militares. Responsáveis pelo órgão se reuniram com o comando da 10ª Região Militar e, após o encontro, os agentes voltaram ao trabalho. A expectativa, segundo os servidores, é que o caso seja apurado com rigor.

AMC e 10ª Região Militar
Em nota, a AMC informou que a agente “exercia seu trabalho corretamente, cumprindo a missão de garantir um ir e vir mais seguro à população”. Ainda segundo a Autarquia, que a operação fazia parte de ação contínua com objetivo de aumentar a segurança pública e reduzir os acidentes de trânsito.
“Nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 1.500 motocicletas foram apreendidas por trafegar irregularmente na cidade. Ressalta-se ainda que esta não é a primeira vez que a fiscalização acontece no referido local”. O órgão disse que “está buscando, junto ao Exército Brasileiro, um entendimento pacífico para manter a parceria entre os dois setores”.
Em resposta, a assessoria da 10ª Região Militar afirmou que será instaurada sindicância, a ser concluída em 30 dias, para apurar o caso. O procedimento deve esclarecer se a fiscalização desrespeitou algum tipo de legislação. Os responsáveis pela segurança teriam tentado intervir na blitz a fim de desobstruir a entrada e saída de veículos. De acordo com a 10ª Região Militar, teria havido falta de comunicação entre a AMC e o Exército para a realização da operação.
Com informações do repórter Abraão Ramos, da TV Jangadeiro/SBT.
tribunadoceará/montedo.com


Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics