13 de outubro de 2016

ONU define: após furacão, tropa brasileira fica mais seis meses no Haiti

Devastação pós-furacão leva ONU a estender missão de paz no Haiti

DE SÃO PAULO
O Conselho de Segurança da ONU estendeu nesta quinta-feira (13) em seis meses o mandato da Minustah (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti), que é liderada pelo Brasil.
Com isso, as forças da ONU ficarão em solo haitiano até 15 de abril de 2017. A renovação já era esperada em meio à devastação provocada pelo furacão Matthew, que deixou mais de mil mortos no país e levou ao adiamento da eleição presidencial, marcada para o domingo (9).
Além da miséria, o país mais pobre das Américas foi atingido, nos últimos dez anos, por um furacão (Felix, em 2007) e um terremoto em 2010 que matou 220 mil pessoas e devastou a já precária infraestrutura haitiana.
Logo após o terremoto, um surto de cólera originado entre membros nepaleses da Minustah matou mais de 9.000 pessoas. Casos da doença voltaram a ser registrados na última semana, devido à contaminação da água pelas inundações causadas pelo furacão.
A Minustah é composta por 2.730 soldados e 2.601 policiais. Foi criada pela ONU em 2004 para restabelecer a normalidade institucional no Haiti depois de sucessivos episódios de turbulência política, que culminaram com a partida do então presidente Jean Bertrand Aristide para o exílio.
UOL/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics