5 de janeiro de 2017

Operação "Leão do Norte": após 26 dias, tropas do Exército deixam o Grande Recife

Forças Armadas realizaram cerca de 3.900 ações durante 'Operação Leão do Norte'
Ao longo de 26 dias, efetivo esteve no comando da segurança do Grande Recife com 3.500 homens do Exército, Marinha e Aeronáutica. Operação foi encerrada terça (3).
G1 PE
Um dia após as tropas da "Operação Leão do Norte" deixarem a Região Metropolitana do Recife, o Comando Militar do Nordeste divulgou o balanço das ações. Ao todo, foram, aproximadamente 3.900 operações entre patrulhamento ostensivo de áreas terrestres, revista de pessoas e de veículos, reconhecimentos aéreos, escoltas e controle de pontos estáticos.
Ao longo de 26 dias, as Forças Armadas estiveram no comando da segurança do Grande Recife com 3.500 homens do Exército, Marinha e Aeronáutica. A intenção era garantir a lei e a ordem durante o período de trabalho reduzido da Polícia Militar, a chamada operação padrão da categoria.
De acordo com o Comando Militar do Nordeste, as tropas percorreram 150 mil quilômetros durante as atividades nos 14 municípios. A operação teve início no dia 9 de dezembro de 2016 e foi prorrogada até o dia 3 de janeiro de 2017.
De acordo com o Comando Militar do Nordeste, as tropas percorreram 150 mil quilômetros durante as atividades nos 14 municípios (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press) De acordo com o Comando Militar do Nordeste, as tropas percorreram 150 mil quilômetros durante as atividades nos 14 municípios (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
De acordo com o Comando Militar do Nordeste, as tropas percorreram 150 mil quilômetros durante as atividades nos 14 municípios (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
A Polícia Militar segue em regime de trabalho reduzido. Entretanto, o comandante-geral da PMPE, coronel Carlos D’Albuquerque, afirmou, na manhã da terça-feira (3), que não seria necessário solicitar a permanência das tropas. Segundo ele, a corporação está preparada para a manutenção da segurança.
Como os PMs abandonaram a jornada extra e reduziram o efetivo nas ruas, às vésperas do Natal, no dia 19 de dezembro, o governador Paulo Câmara (PSB) solicitou a permanência das topas até a terça (3). No entanto, o decreto de prorrogação, assinado pelo presidente da República Michel Temer (PMDB), reduziu o efetivo para 500 pessoas. Ou seja, 14% do efetivo inicial continuou na operação.

Diálogo
Ainda segundo D’Albuquerque, o estado começa a tratar efetivamente de reajuste salarial para os PMs nesta quarta-feira (4). Ele adiantou que os números já serão discutidos e que, até a primeira quinzena de fevereiro, o governo deve enviar para a Assembleia Legislativa de Pernambuco todos os projetos de reajuste. O comandante-geral da PM salientou que o governo aguarda a volta de todos os PMs.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics