7 de fevereiro de 2018

"Gratidão" : Trump quer primeiro desfile militar nos EUA desde 1991

Trump solicita a organização do primeiro desfile militar nos EUA desde 1991
Trump pede "uma comemoração em que todos os americanos possam mostrar sua gratidão (aos militares)"
Trump pede "uma comemoração em que todos os americanos possam mostrar sua gratidão (aos militares)" (AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao Pentágono que organize um desfile militar no país, o primeiro desde 1991, segundo informação divulgada na terça-feira pela Casa Branca.
Trump "pediu ao Pentágono que realize uma comemoração em que todos os americanos possam mostrar sua gratidão (aos militares)", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.
Um porta-voz do Pentágono, Charlie Summers, explicou à "CNN" que o processo de planejamento está no "início" e que as prováveis datas estão sendo "examinadas" para o desfile.
Os Estados Unidos não organizam um desfile militar de grande escala desde junho de 1991, após vencer a primeira Guerra do Golfo e com George Bush na Casa Branca.
Naquela ocasião, 8,8 mil militares desfilaram pelo centro de Washington atraindo cerca de 200 mil espectadores, segundo o jornal "The Washington Post".
De fato, os desfiles militares em grande escala nos Estados Unidos são raros e reservados para comemorações pós-guerra.
Aconteceram após a guerra civil americana, em 1865; no fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919, e também em 1946, após a Segunda Guerra Mundial.
Quando os EUA retiraram suas tropas do Iraque em 2011, o governo de Barack Obama não quis organizar um desfile, pois a guerra do Afeganistão seguia seu curso e havia vidas americanas em risco.
Também não aconteceram após as guerras na Coreia e Vietnã, já que os Estados Unidos não saíram vencedores desses cenários.
UOL/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics