11 de setembro de 2010

EXÉRCITO APRESENTARÁ AO STF PLANEJAMENTO PARA DELIMITAR DIVISA ENTRE MT E PA

A Diretoria do Serviço Geográfico do Exército Brasileiro informou, nesta sexta-feira (10.09), ao procurador-geral do Estado, Dorgival Veras de Carvalho, que em 10 dias será apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) o planejamento do início da perícia na divisa de Mato Grosso com o Pará, tendo como finalidade delimitar a área novamente nas fronteiras dos dois Estados. Está previsto no planejamento, o deslocamento de uma equipe técnica para a região norte de Mato Grosso.
Para tanto, na próxima semana, o procurador-geral Dorgival Veras estará em Brasília para uma visita ao general Pedro Ronalt Vieira, diretor do Serviço Geográfico do Exército. O processo para redefinição territorial da área de mais de dois milhões de hectares foi movido pelo Governo do Estado de Mato Grosso. Na Ação Civil Ordinária n° 714/2004, o Governo do Estado reivindica uma faixa territorial que pertence atualmente aos municípios de Jacareacanga, Novo Progresso, Altamira, São Félix do Xingu, Cumaru do Norte e Santana do Araguaia.
Para o procurador-geral, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) errou na demarcação dos dois Estados. “O Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon discordou do mapa original dizendo que o limite de Mato Grosso com o sul do Pará não é aquele que está delimitado no mapa do IBGE estando um pouco mais acima, sendo que foi trocado o Salto de Sete Quedas por Cachoeira das Sete Quedas. Com isso, Mato Grosso perdeu uma área de dois milhões de hectares”, esclareceu. 

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics