27 de março de 2011

HAITI: ONU ANUNCIA NOVO COMANDANTE MILITAR DA MINUSTAH

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta sexta-feira que o general brasileiro Luiz Eduardo Ramos Pereira será o substituto de Luiz Guilherme Paul Cruz à frente do comando da Missão de Estabilização das Nações Unidas para o Haiti (Minustah). Ban comunicou ao Conselho de Segurança a nomeação do novo comandante dos 12.230 militares e policiais encarregados de manter a ordem no país caribenho, que atravessa um momento delicado enquanto são contados os votos das eleições presidenciais e que ainda se recupera do forte terremoto de 2010.
"O secretário-geral aprecia o destacado desempenho do general Paul Cruz durante seu serviço na Minustah, onde sua dedicação, profissionalismo e liderança foram vitais para os esforços de estabilização da ONU no Haiti", afirmou nesta sexta-feira o porta-voz da ONU, Farhan Haq.
Paul Cruz foi nomeado para o comando da Minustah em março de 2010, encarregado de supervisionar a resposta dos "capacetes azuis" nos meses posteriores ao terremoto de 12 de janeiro de 2010, no qual 230 mil pessoas morreram e durante a realização das eleições presidenciais, cujo resultado ainda não está claro.
O mandato do militar termina em 31 de março. Ele cederá o lugar a Ramos Pereira, um general que, segundo o porta-voz do secretário-geral da ONU, conta com "uma distinta carreira militar" na qual ocupou diferentes cargos importantes. Nascido em 1956, Pereira entrou no Exército em 1976 e se graduou oficial três anos depois. Em sua trajetória, destacam-se a participação como observador da Força de Proteção das Nações Unidas na Antiga Iugoslávia (UNPROFOR, na sigla em inglês) entre 1992 e 1993, e o cargo de adido militar na embaixada do Brasil em Tel Aviv (Israel).
Desde sua implantação em 2004, o Brasil é o responsável por liderar a presença militar internacional no Haiti e, por isso, o comandante da Minustah tem sido um militar do País. A missão também é integrada por contingentes de países latino-americanos como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai, além da Espanha, França, Itália, Canadá e Estados Unidos, entre outros.
TERRA

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics