27 de maio de 2011

MILITARES DO MS VÃO COMBATER DESMATAMENTO NO MT

Militares de MS participam de operação contra o desmatamento no Mato Grosso
78 militares embarcaram hoje para a cidade de Sinop

Francisco Júnior


Militares durante embarque na Base Aérea em Campo Grande. (Foto: Francisco Júnior)

Cerca de 200 militares do Exército em Mato Grosso do Sul irão compor a operação de combate ao desmatamento na região norte do Mato Grosso.
A ação foi desencadeada pelo Governo Federal depois que o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou um aumento do desmatamento entre os meses de março e abril no Estado.
Na manhã de hoje, 78 militares embarcaram na aeronave C130 Hércules, na Base Aérea de Campo Grande com destino a cidade de Sinop (MT), onde se concentra a coordenação da operação. Ontem (25), já seguiram para lá, outros 40 soldados da 47º Batalhão de Infantaria de Coxim.
De acordo com a assessoria do Exército, os militares irão auxiliar na logística, patrulhamento, revistas e prisões em flagrantes.
A operação envolve o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Força Nacional, Polícia Federal, Exército e PRF (Polícia Rodoviária Federal). O prazo para a permanência dos militares no Mato Grosso é 31 de julho, podendo ser prorrogado.
Os militares atuarão em 10 cidades: Sinop, Cláudia, Santa Carmem, Nova Ubiratã, Porto dos Gauchos, Alta Floresta, Alto Boa Vista, Itanhangá e Aripuanã.
De acordo com reportagem da Agência Brasil, no bimestre, o Estado do Mato Grosso foi responsável por 80% de todo o desmatamento verificado na Amazônia Legal pelo Sistema de Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) (Deter), operado pelo Inpe.
A derrubada, tradicionalmente concentrada no norte, se deslocou para o centro-oeste, na região de influência do município de Sinop, distante 500 quilômetros de Cuiabá.Desde o início deste mês, agentes da polícia federal e fiscais do Ibama estão realizando ações de combate ao desmatamento na região.
CAMPO GRANDE NEWS

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics