16 de junho de 2011

OPERAÇÃO ATALAIA: EXÉRCITO INTENSIFICA AÇÃO NA FRONTEIRA COM A BOLÍVIA

Exército fiscaliza fronteira durante Operação Atalaia

EVELIN ARAUJO
Foto: Anderson Gallo/ Diário Online
A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira realiza desde o início desta semana em Corumbá (MS), a Operação Atalaia 2011. A ação objetiva intensificar a presença do Exército Brasileiro na faixa de fronteira e coibir crimes transfronteiriços e de cunho ambiental.
Segundo o site Diário Onlive, a fiscalização acontece nos Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), realizando patrulhas nas estradas conhecidas como "cabriteiras". Fiscalizações fluviais ainda não foram deflagradas, mas isso deve ocorrer nos próximos dias.
As barreiras foram montadas nos principais pontos de trânsito do município, como as estradas do Jacadigo e vicinais; Posto Esdras; BR-262 e uma guarnição realiza patrulha na trilha que liga indiretamente, Brasil e Bolívia, conhecida como "Trilha do Gaúcho".
Nos postos de fiscalização montados nas vias, os militares conferem a documentação e fazem a vistoria dos veículos (pequeno, médio e de grande porte), isso passa muita segurança para os condutores, conforme enfatizou Hugney Anunciação Guedes, 34 anos. "Passar por uma fronteira entre Brasil e Bolívia e encontrar um posto de fiscalização montado é muito bom, isso nos dá mais segurança, pois sabemos que com essa atitude, muitos crimes deixam de ser praticados. Sabemos que há o contrabando de carros, drogas e armas por nossa fronteira e quando os bandidos vislumbram uma operação dessa, logo se afugentam. Acredito que esse tipo de repressão deveria ser feito mais vezes ao ano e sempre de surpresa, como ocorre esta operação", afirmou o condutor.
A Atalaia 2011 emprega cerca de 500 militares das organizações pertencentes à Brigada (17º Batalhão de Fronteira; 2ª Companhia de Fronteira - Porto Murtinho e 3ª Companhia de Fronteira/Forte Coimbra.
Correio do Estado

Leia também:

EXÉRCITO REALIZA APREENSÃO DE COCAÍNA NA FRONTEIRA COM A BOLÍVIA

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics