10 de agosto de 2011

COMANDANTE DO EXÉRCITO FAVORECEU EMPRESAS, DIZ TCU

Uma fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que o general Enzo Martins Peri, comandante do Exército, teria beneficiado empresas ligadas a militares com dispensas de licitação entre 2003 e 2007, quando administrou o Departamento de Engenharia e Construção (DEC), do Exército. De acordo com relatório concluído em junho, há casos de projetos contratados que não foram entregues e outros de duplicidade de pagamentos - quando duas entidades recebem dinheiro por um mesmo contrato. A análise verificou os convênios do Exército com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), entre os anos de 2003 e 2010. Foram vistoriados pelos fiscais do tribunal 200 contratos. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Leia também:
"PASSANDO O RODO": MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR DENUNCIA GENERAL E MAIS CINCO OFICIAIS POR FRAUDE EM LICITAÇÃO!MPM INVESTIGA ENVOLVIMENTO DE MILITARES EM FRAUDES NAS OBRAS DO PAC
No período em que o general Enzo esteve à frente do DEC foram assinados 27 acordos com a Fundação Ricardo Franco, que subcontratou dez empresas ligadas a militares. Todos sem licitação. Segundo o relatório, a fundação recebeu R$ 85 milhões em quatro anos, e o TCU afirma que ao menos R$ 15 milhões foram destinados irregularmente a essas empresas. Em nota, o Comando do Exército informou que determinou a instauração de uma "tomada de contas especial" referente ao período de 2002 a 2006 no Instituto Militar de Engenharia (IME) e no DEC para apurar se houve algum dano aos cofres públicos. O centro de comunicação social do Exército informou não ter conhecimento da fiscalização do TCU e que os militares não se pronunciariam. A fundação também não se pronunciou. Em resposta à matéria do periódico, o TCU disse que a análise dos convênios entre o Dnit e DEC não tem pronunciamento conclusivo, nem foi levado a conhecimento do relator e tampouco submetido ao plenário do tribunal. "Ademais, cumpre esclarecer que o tribunal em momento algum foi procurado pela Folha de S. Paulo para se manifestar sobre as informações supostamente obtidas do TCU."

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics