17 de outubro de 2012

Operação Ágata VI: Forças Armadas apreenderam 13 kg de cocaína na fronteira

Militares apreendem cocaína na fronteira do Brasil com Peru e Bolívia

Na primeira semana de uma megaoperação de segurança fronteiriça, os militares brasileiros deslocados nos limites do País com o Peru e a Bolívia apreenderam 13 kg de cocaína e inspecionaram mais de 2 mil embarcações, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.
Em uma nota oficial, o Ministério da Defesa indicou que a chamada Operação Ágata VI, que mobilizou cerca de 7,5 mil soldados em direção às fronteiras do Brasil com o Peru e Bolívia, também ofereceu atendimento médico a mais de 3,8 mil pessoas, sobretudo na área odontológica, e distribuíram medicamentos.
O esquema de segurança tem objetivo de reforçar e intensificar o combate ao tráfico de drogas, que muitas vezes se aproveita das características naturais da floresta amazônica.
O Ministério da Defesa explicou que as autoridades do Peru e da Bolívia foram informadas previamente sobre esta operação e, inclusive, foram convidadas a enviar seus respectivos observadores, uma medida que teve respaldo dos planos de cooperação fronteiriça que existem entre ambos os países.
A operação conta com soldados do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que usam caças, helicópteros de combate, lanchas de patrulha e veículos blindados.
As tropas foram deslocadas ao longo dos 4.216 km da fronteira amazônica com o Peru e Bolívia e, de acordo com as autoridades, deverão permanecer nesta região por mais duas semanas.
Esta megaoperação integra o plano de segurança fronteiriça que o governo brasileiro desenvolve desde o último ano e é similar a uma realizada durante o mês de agosto nos limites do País com o Uruguai, Argentina e Paraguai. Segundo o Ministério da Defesa, a Operação Ágata VI será a última deste ano e será seguida por "pelo menos outras três" da mesma envergadura em 2013, já que o objetivo é levar "a presença do Estado às fronteiras".
Terra (EFE)/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics