9 de abril de 2015

Brasil e Argentina disputam comando de escola bolivariana de defesa.

Brasil e Argentina cobiçam comando da Escola de Defesa Sul-Americana
Órgão será inaugurado oficialmente na próxima semana em Quito
Jacques Wagner. Ministro da Defesa apresentou o nome de de Antônio Jorge Ramalho da Rocha para comandar a Escola de Defesa Sul-Americana Foto: Gustavo Miranda / Agência O Globo
Jacques Wagner. Ministro da Defesa apresentou o nome de de Antônio Jorge Ramalho da Rocha para comandar a Escola de Defesa Sul-Americana - Gustavo Miranda / Agência O Globo
JANAÍNA FIGUEIREDO
BUENOS AIRES — Em sua recente viagem a Buenos Aires, o ministro da Defesa, Jacques Wagner, confirmou, junto com seu colega de pasta argentino, Agustin Rossi, que no final da semana que vem será inaugurada oficialmente, em Quito, a primeira Escola de Defesa Sul-Americana. Ambos ministros irão ao Equador participar do evento, considerado histórico pelos países que formam a União de Nações Sul-americanas (Unasul). O que Wagner e Rossi não confirmaram é quem estará no comando da escola, designação ainda em suspenso, justamente por divergências entre Brasil e Argentina. A nomeação deve ser por consenso, algo que ainda não foi alcançado no âmbito da Unasul já que os governos Dilma Rousseff e Cristina Kirchner apresentaram diferentes candidatos para o cargo.
O governo brasileiro propôs o nome de Antônio Jorge Ramalho da Rocha, um especialista em defesa, professor da Universidade de Brasília, que já dirigiu o Departamento de Cooperação do Ministério da Defesa e integrou a Assessoria de Defesa da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Já a Casa Rosada defende a escolha de Jorge Battaglino, atual diretor da Escola de Defesa nacional, que funciona dentro do Ministério da Defesa argentino.
Leia também
Escola bolivariana da Unasul quer afastar "lições caducas com que se formavam nossos militares".
A queda-de-braço entre os dois países não foi comentada por ambos ministros, mas fontes argentinas e brasileiras confirmaram ao GLOBO que a decisão da Unasul ainda não foi anunciada pela falta de consenso. O Brasil esperava que o governo argentino apoiasse o nome de Antônio Jorge e a proposta de Battaglino foi uma desagradável surpresa. No entanto, fontes argentinas disseram que "o Brasil tem mais peso dentro da Unasul e deverá conseguir impor seu candidato".
— A Argentina quis apresentar um candidato próprio, mas sabe que está em desvantagem — disse uma fonte local.
Espera-se que o nome escolhido seja anunciado no final da semana que vem, em Quito. Para a Unasul, a criação da primeira Escola de Defesa regional, que tem, entre outros objetivos, construir uma política de defesa comum para o continente, é importantíssima.
Na coletiva com Wagner, o ministro argentino admitiu que a relação entre ambos países é "tensa e intensa". A definição sobre a escola de defesa é uma das tensões que ronda, atualmente, o vínculo entre os dois principais sócios do Mercosul e da Unasul.
O GLOBO/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics