28 de julho de 2010

ALMIRANTE FALA AOS ESTAGIÁRIOS DA ESG SOBRE A HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ.

O Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira, proferiu palestra para Estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG), turma “Amazônia Azul”, no dia 23 de julho, no auditório do Colégio Militar de Campo Grande (MS).
[...]
Em sua palestra, o C Alte Savio apresentou as peculiaridades da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP), destacando a importância daquela hidrovia para o desenvolvimento da região e as atividades da Marinha do Brasil em prol de sua manutenção. 
Esclareceu, ainda, que a ação da Marinha visa dar “confiabilidade à hidrovia” com ações que proporcionem melhorias da sinalização e cartografia náuticas; garantindo que as profundidades sejam conhecidas por todos, e, por meio da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), garantir o ordenamento do tráfego aquaviário, “para que as regras de trânsito da hidrovia sejam obedecidas”.
Em sua palestra, o C Alte Savio comentou outras questões da Hidrovia, tais como a da “Tomada D´água de Corumbá”, estação de captação de água bruta do rio Paraguai; a laje “Marina Gattass”, situada no Canal Tamengo; e o farolete “Balduíno”, que estreitam as passagens de quem vem da Bolívia por esse caminho.
Atualmente é permitida a passagem em linha sob a dita estação captação. As barcaças devem estar em linha, limitadas a duas, – uma atrás da outra – para não bater nos dolfins da estação de água bruta (equipamentos de segurança contra colisões).
A Viagem de Estudos da ESG, programada para ocorrer no período de 18 a 28 de julho nas cidades de Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Cuiabá/MT, Campo Grande/MS, Foz do Iguaçu/PR, e Curitiba/PR, tem como objetivo a coleta de dados e informações de interesse para a fase de diagnóstico do Método de Planejamento da ESG, com vistas ao desenvolvimento do exercício didático a ser elaborado pelos grupos de trabalho. A comitiva é formada por Oficiais Generais; Oficiais Superiores; e Civis de diversas áreas da Administração Pública e da Iniciativa Privada.
Ao final das palestras, houve um período para debates com os três Comandantes de Área, onde foram abordados aspectos dos diversos assuntos tratados, despertando grande interesse no público.