26 de abril de 2011

ARTIGO: BATALHÕES DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Recebi do amigo Teles, leitor do blog:
BATALHÕES DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIROLourinaldo Teles Bezerra
No último dia 10 de abril, comemorou-se o dia da Arma de Engenharia do E.B. cujo patrono é o Ten.Cel. Vilagran Cabrita, morto na Guerra do Paraguai. Os Batalhões de Engenharia e Construção, BEC, são baluartes na construção de rodovias de difícil execução existentes no Brasil. A maior e mais difícil rodovia construída pelo Exército foi a BR 319, que liga Porto Velho a Manaus e que foi completamente abandonada pelos governos pós Regime Militar. Essa rodovia foi entregue ao E.B. devido as recusas de empreiteiras nacionais e internacionais que viam a impossibilidade de tal empreendimento devido aos altos custos. A maioria dos materiais foram transportados por "Búfalos" da FAB. Outra rodovia que está sendo duplicada pelo E.B. é a BR 101, entre Recife e Natal. Essa freeway está sendo executada com tecnologia especial. Tem sub base muito bem compactada e base em concreto armado com juntas de dilatação e capeamento asfáltico de 22cm.
Os BECs, Batalhões de Engenharia e Construção, prestaram um grande serviço à Nação com suas estradas muito bem executadas que duram o triplo das grandes porcarias que as construtoras superfaturadoras constroem, mais para beneficiar seus contratadores do que o Brasil. As estradas construídas pelos BECs são executadas dentro de um padrão moderno e de alta tecnologia só encontrada nos países do primeiro mundo. O que se lamenta é que as nossas construtoras estão executando obras rodoviárias nos EUA com padrão internacional e sem superfaturamento. Lá, não existem os ladrões do dinheiro público que temos por aqui. As estradas lá construídas são feitas para durar muitos anos, não importando as condições climáticas a que serão submetidas. Ao contrário das nossas "estradas" que nas primeiras chuvas já se deterioram completamente. Me orgulho de ter servido numa unidade pertencente ao 2º BEC, de João Pessoa.
Publicado originalmente no BRONCA GERAL, site do CLÁUDIO HUMBERTO


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