EUA querem produzir robô que trabalhe de tradutor para o exército
Daniel Pavani - daniel.pavani@geek.com.br
A DARPA, a agência de pesquisa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, está investindo no desenvolvimento de um robô que tenha a capacidade de traduzir instantaneamente qualquer língua do planeta.
O site PopSci destaca que conseguir uma tradução genuína e rápida é uma espécie de Santo Graal para a DARPA (Defense Advanced Research Projets Agency) já há algumas décadas, tanto para operações militares quanto para ações de ajuda humanitária, por exemplo.
Agora, a agência decidiu não mais utilizar locais para a tradução, e nem procurar desenvolver um gadget de mão que seja um tradutor universal – e nem mesmo um Peixe Babel. O projeto BOLT – Broad Operational Language Translation busca o desenvolvimento de um robô que tenha a capacidade de interagir com os seres humanos, não precisando ser, necessariamente, um humanoide, e também facilitar a interação entre pessoas de nacionalidades diferentes.
Basicamente, o que a DARPA quer é um C-3P0, como muito bem lembrou o blog Danger Room, do site da revista Wired, ou seja, um robô que seja capaz de entender e falar em qualquer idioma do planeta.
O projeto BOLT deve ter um orçamento anual de US$ 15 milhões, ou cerca de R$ 24 milhões. Mais informações podem ser encontradas na página do projeto, pelo link goo.gl/YKfGJ.
dpavani.geek.com.br