16 de abril de 2011

LAAD-2011: FABRICANTES MOSTRAM VEÍCULOS ESPECIAIS PARA AS FORÇAS ARMADAS

Marcelo Cosentino/Auto Press
Foto: Jorge Rodrigues/CZN
Com segurança não se brinca. E, quando se trata de segurança nacional, o assunto fica ainda mais complexo. A modernização das frotas de veículos das Forças Armadas e da segurança pública é um dos assuntos em pauta no LAAD – Latin America Aero & Defence 2011, a maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada esse ano no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 15 de abril. O evento reúne bienalmente empresas de todo o mundo especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as Forças Armadas, polícias, forças especiais, serviços de segurança e outras agências governamentais.
Como uma espécie de “feirão” de negócios militares, a LAAD desse ano reuniu 663 expositores em uma área de 47 mil metros quadrados no Rio- Centro, na Zona Oeste carioca. Lá era possível encontrar desde coletes à prova de balas a helicópteros militares de última geração. Todos os equipamentos, apesar de diferentes, têm um mesmo objetivo: agradar aos chamados “delegados oficiais”. São militares de alta patente, autoridades, especialistas ou mesmo funcionários de diversos governos de todo o mundo, que decidem, ou ajudam a decidir, quais os equipamentos/veículos de defesa e segurança devem ser adquiridos. Era prevista a presença de delegações de mais de 50 países no evento.
Entre as diversas novidades do setor automotivo da LAAD 2011, o blindado Iveco Guarani era um dos destaques. Isso porque o modelo anfíbio de tração 6X6 foi inteiramente desenvolvido no Brasil, numa parceria entre a marca italiana e o Exército Brasileiro. “A parceria com as Forças Armadas começou em 2007. No último trimestre de 2012 serão entregues 2.044 unidades para o Exército brasileiro”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. A Iveco anuciou a criação de uma divisão de veículos militares nomeada Iveco Veículos de Defesa. A nova divisão começa com um investimento de R$ 75 milhões, para a construção de uma unidade produtiva dentro do complexo industrial da Iveco na cidade mineira de Sete Lagoas.
Bastante à vontade no evento, graças à sua origem militar, a Jeep levou para a feira o lendário J8, montado sobre a plataforma do Wrangler. O modelo para fins militares traz reforços no chassi e estrutura de carga, freios e suspensão mais resistentes ao desgaste, além de um robusto eixo traseiro Dana 60.
O Land Rover Defender que integra a frota da Marinha, por exemplo, só traz pintura militar, grades e barras – instaladas pela própria Marinha. Fora isso, o modelo é idêntico ao que pode ser visto nas ruas. No estande da Scania, um vistoso caminhão amarelo chama a atenção entre tantos diversos modelos camuflados. O chamado P420 CB4X4HHZ estava presente em sua configuração para combater incêndios em aeroportos.

Entre os modelos que fizeram mais sucesso com o público presente ao evento estão os policiais Chevrolet Tahoe e o Maverik. O utilitário da marca americana é fabricado nos Estados
Unidos, onde é usado inclusive pela família do presidente americano Barack Obama.

Frota de elite
A maior e mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina teve poucos expositores brasileiros. A Agrale era uma das raras empresas nacionais no LAAD 2011. Em seu estande estava o novo utilitário Marruá AM 31, que foi desenvolvido para atender às especificações militares na faixa de 1,5 toneladas.
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