26 de junho de 2011

O FUSCA VAI À GUERRA!

Modelo foi base para veículos militares. 

1943 Kübelwagen 25hp 1131cc
Dia 22 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Fusca. Foi nesta data, em 1934, que o engenheiro Ferdinand Porsche e a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã assinaram o contrato para o desenvolvimento do projeto de fabricação do "Volkswagen" (carro do povo, em alemão), apelidado no Brasil de Fusca, que viria a ser o carro mais vendido da história.
O modelo teve como "incentivador" o ditador nazista Adolf Hitler, que havia solicitado a Porsche um carro prático, de fácil manutenção e longa duração.
Na época da 2ª Guerra, com toda a produção alemã voltada para o esforço de batalha, a carroceria chegou a ser alterada para se transformar em jipes militares.

Kübelwagen
Versão alemã do futuro jipe americano, era basicamente um Fusca com carroceria angulosa e aberta. Seu nome significa "carro caixote", uma alusão aos bancos simples dos primeiros protótipos do jipe ("Kübelsitzwagen", "carro com assentos de caixote", typ 62). Foram desenvolvidas versões 4x2 e algumas poucas 4x4, e sua produção se estendeu até pouco depois da guerra. Cerca de 52.000,00 unidades do typ 82 foram produzidas.

Schwimmwagen
Como indica seu nome (carro nadador), era um carro anfíbio, baseado no Kübelwagen 4x4. Cerca de 14.000,00 unidades poduzidas.

Kommandeurwagen
Carro utilizado pelos oficiais na África e partes da Europa, era basicamente um Kübelwagen 4x4 com a carroceria arredondada do Fusca de uso civil. Existiu nas versões "typ 82", "83" e "87". 669 unidades produzidas.

Textos: Pense Carros & Wikipédia
Imagens: Wikimedia
Pesquisa e formatação: Ricardo Montedo