10 de dezembro de 2011

ALEMÃO: PARAQUEDISTAS TOMAM O MORRO

Trabalho de paraquedistas no Alemão deve durar duas semanas
Acampamento de paraquedistas foi montado na Serra da Misericórdia.
Ponto tem visão estratégica das favelas da Penha e do Alemão.
Homens da Brigada Paraquedista começaram a montar acampamento no Alemão nesta sexta-feira (9) (Foto: Tasso Marcelo/ Ag. Estado)

Por cerca de 15 dias, homens da Brigada Paraquedisa do Exército vão ocupar o Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. O grupo começou a montar o acampamento nesta sexta-feira (2), na Serra da Misericórdia, ponto estratégico que fica na dvisa entre as favelas da Penha e do Alemão. Os paraquedistas vão reforçar a segurança, que há mais de um ano é feita pela Força de Pacificação.
Cerca de 800 homens vão atuar na Brigada Paraquedista. Eles vão ficar espalhados nos acessos ao Alemão e em diferentes pontos da Serra da Misericórdia. Este é um ponto emblemático da comunidade e era usado como rota de fuga de criminosos, antes da ocupação das forças militares.
O efetivo das Forças de Pacificação, de 1.800 homens, fará o patrulhamento da região até junho de 2012. As comunidades foram ocupadas no final de novembro de 2010.
O prazo final de permanência das tropas do Exército no Alemão e na região da Penha seria em outubro deste ano, mas o governo do Rio pediu ao Ministério da Defesa a prorrogação até o próximo ano.
Segundo o governador Sérgio Cabral, a gradual substituição dos militares do Exército por policiais militares começará a ser feita em junho de 2012.
G1/montedo.com