10 de novembro de 2012

Caças iranianos disparam contra avião americano não truipulado

Irã alerta contra transgressão aérea após atacar drone
País afirmou que vai agir de forma decisiva diante de qualquer invasão estrangeira a seu espaço aéreo
Drone da Força Aérea americana
Pentágono disse que um drone sem armamento estava em espaço aéreo internacional quando caças iranianos abriram fogo, sem atingir a aeronave
Dubai - O Irã afirmou que vai agir de forma decisiva diante de qualquer invasão estrangeira a seu espaço aéreo, em um aparente alerta aos Estados Unidos depois que um avião de vigilância não tripulado norte-americano foi atacado por caças iranianos, na semana passada.
"Os defensores da República Islâmica vão responder de forma decisiva a qualquer transgressão pelo ar, mar ou terra", disse o general Massoud Jazayeri, importante comandante das Forças Armadas, de acordo com a agência de notícias Fars.
"Se qualquer aeronave estrangeira tentar entrar no nosso espaço aéreo, nossas Forças Armadas vão agir", disse. Jazayeri não mencionou especificamente o incidente com a aeronave não tripulada dos EUA, os chamados drones.
Autoridades do Pentágono disseram, na quinta-feira, que um drone sem armamento estava em espaço aéreo internacional quando caças iranianos abriram fogo em 1º de novembro, sem atingir a aeronave. Os EUA emitiram um protesto formal a autoridades do Irã.
Exame/montedo.com