25 de abril de 2013

STM condecora Vaccarezza, aquele do 'você é nosso, nós somos teu'.

Autoridades recebem comenda do Superior Tribunal Militar
img2_condecoracao.JPG
O Superior Tribunal Militar (STM) condecorou, nessa terça-feira (23), cinco autoridades com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM).
Foram agraciados com a comenda os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia Filho e Francisco Cândido de Melo Falcão Neto – também corregedor nacional de Justiça. Receberam também a distinção: o embaixador Fernando José Maroni de Abreu; o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) e o general-de-Exército Araken de Albuquerque.
img3_condecoracao.JPG
Os homenageados foram condecorados no grau Alta Distinção, pelo presidente da Corte, o ministro Raymundo Nonato de Cerqueira. A solenidade ocorreu no edifício-sede do STM, e contou com a presença de ministros, servidores e militares. A comenda foi criada em 12 de junho de 1957, para celebrar os 150 anos da Justiça Militar da União, fundada em 1º de abril de 1808, e destina-se a agraciar integrantes da Casa, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestaram reconhecidos serviços à Justiça Militar.
STM /montedo.com

Comento:
Tá bom, eu sei que essa é uma ação institucional e necessária, que faz parte de uma estratégia  do STM para manter canais abertos com os mais diversos setores da República, com maior razão ainda nestes tempos em que a Justiça Militar entrou na alça de mira de Joaquim Barbosa. É assim que a banda toca, assim é que se deve dançar.
Mas agraciar logo o deputado Cândido Vaccarezza? 
Este senhor, além de ter tido uma das mais desastradas atuações de um líder do governo na Câmara, protagonizou o tristemente célebre episódio retratado nestas imagens:
Vaccarezza e o 'torpedo' famoso: 'Você é nosso e nós somos teu (sic)'

Para relembrar, convém ler a notícia abaixo, publicada em 18 de maio de 2012, no site Congresso em Foco:
Petista é filmado prometendo blindagem a Cabral na CPI
O deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) foi flagrado ontem, durante sessão da CPI do Cachoeira, garantindo blindagem do PT ao governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), que corria risco de ser convocado a depor. As imagens da troca de mensagens de celular entre Vaccarezza, um dos principais articuladores da base governista na CPI, e Cabral foram registradas por um cinegrafista e exibidas na edição de ontem do “Jornal do SBT”.
“A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu [sic]“, escreveu Vaccarezza a Cabral. O petista afirmou à Folha que se tratou “de uma troca de mensagens entre dois amigos” e que respeita “o cinegrafista que posicionou bem a câmera” e flagrou seu celular. A assessoria do governo do Rio não se manifestou até a conclusão desta edição.
A intenção (bem-sucedida) era vetar a possibilidade de que se aprofundassem as investigações da chamada CPMI do Cachoeira sobre a atuação da Empreiteira Delta, de Fernando Cavendish, amigo do peito de Cabral e patrocinador da famosa 'Turma do Guardanapo'. Mas voltemos ao foco.
Cá pra nós, o STM poderia ter escolhido um homenageado melhorzinho, né?
E mais, precisava ter submetido o General Araken, Tríplice Coroado, ao constrangimento de fazer parte da 'mesma turma' desse cidadão?
Que tempos, estes! Que tempos!