7 de setembro de 2016

Custo com desfile de 7 de setembro sobe e chega a R$ 1,1 milhão

Dyelle Menezes
Com expectativa de público em torno de 30 mil pessoas em Brasília, a tradicional festa de 7 de setembro custará R$ 1,1 milhão aos cofres públicos. O valor é maior do que os R$ 830 mil pagos para a celebração no ano passado. A empresa contratada, no entanto, foi a mesma: a escolhida para realizar os preparativos e organização do evento foi a M.M Faleiros Montagens e Eventos Ltda.
A expectativa é de que fossem gastos R$ 2,5 milhões pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), responsável pelo evento. Além do desfile em si, a prestação dos serviços de organização e montagem de eventos também inclui as comemorações da Semana da Pátria.
“O evento, sob a responsabilidade da Secretaria Especial de Comunicação Social da Casa Civil da Presidência da República tem por objetivo comemorar a Semana Cívica, incentivando a participação do cidadão e da sociedade, por meio de atividades que valorizem o civismo, visto que 7 de Setembro é a mais representativa data cívica comemorada no país”, diz o edital de licitação para o evento.
A Secretária de Comunicação Social destacou que para para a organização de evento dessa “envergadura e singularidade”, é preciso planejamento e coordenação para que as ações possam ocorrer sem transtornos, a fim de que as autoridades e a população que assistem ao desfile cívico civil e militar, comemorando o Dia da Independência, possam ser recebidas de maneira “apropriada, com conforto e segurança”.
O evento contará, por exemplo, com arquibancadas com capacidade para 20 mil pessoas sentadas, em estrutura tubular metálica galvanizada com assentos de estrutura metálica tubular com capacidade de carga de no mínimo 400kg/m², guarda corpo padronizado por toda extensão, e escadas de acesso com corrimão.
Já as autoridades ficarão em palanque com capacidade para 150 pessoas, com área mínima de 36 m². O local terá com cobertura compatível com a área do palanque, construído em 2 níveis com 3 m de profundidade cada, o primeiro a 1,50m do solo e o segundo a 2m do solo, montada sobre estrutura tubular metálica.
Ainda foi contratado para as autoridades serviço de Coffee Break. Com custo de quase R$ 5 mil, o serviço será para 200 pessoas e contará com salgados, bolos, folhados, biscoitos e frutas fatiadas, café, água, sucos naturais e refrigerantes, louças adequadas, guardanapos e mão de obra. Uma equipe foi contratada para limpeza permanente das tribunas antes e durante o evento, incluindo o material de limpeza necessário (bactericidas e produtos químicos de higienização, papel higiênico, etc).
Serão colocados ainda três painéis Digitais Full Color 15m² ou tamanho similar, instalados e interligados com o sistema de captação de áudio e vídeo com som e antena parabólica cada, instalado em estrutura tubular com capacidade de carga de no mínimo 400kg/m². Travamento através de cabos de aço ou cintas de nylon com capacidade de tração compatível a ventos de 50km p/hr.
Banheiros
O evento contará ainda com 13 unidades de banheiro químico unissex tipo luxo, com pia com acionamento da torneira no pé, descarga com acionamento no pé, vaso sanitário com cuba e comporta. Outras 25 unidades de banheiro químico – pessoas portadoras de deficiência – para colocação em pontos diversos conforme orientação da contratante.
Ainda serão espalhados pela Esplanada, 130 unidades de banheiro químico masculino com placa de identificação – para colocação em pontos diversos conforme orientação da contratante e 130 unidades de banheiro químico feminino também com placa de identificação – para colocação em pontos diversos conforme orientação da contratante.
Contas Abertas/montedo.com