22 de fevereiro de 2018

Secretário de Segurança do Rio será general da ativa do Exército

Um dos nomes cotados é o de Richard Fernandez Nunes
General Richard Fernandez Nunes quando assumiu o comando da ECEME - Reprodução
RENAN RODRIGUES
RIO - O nome do novo secretário de Segurança do Rio será decidido na próxima terça-feira, de acordo com o porta-voz do Comando Militar do Leste, coronel Itamar. Segundo ele, o sucessor de Roberto Sá, exonerado na última segunda-feira, será um general da ativa do Exército.
Um dos nomes cogitados é o do general Richard Fernandez Nunes, atual comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), onde também já havia ocupado o posto de chefe do Centro de Estudos Estratégicos. Militar de carreira, ele possui mestrado em Ciências Militares e fez também cursos de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e de Altos Estudos Estratégicos no Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional, de Madri.
O plano de ação para a intervenção no Rio de Janeiro deve ser apresentado na semana que vem pelo general Walter Souza Braga Netto, responsável pela missão. A primeira operação supervisionada pelo comando da intervenção federal na segurança pública do Rio aconteceu em um presídio. Algumas horas depois de o Senado ter aprovado o decreto assinado pelo presidente Michel Temer na última sexta-feira, um comboio do Exército se dirigiu à Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, onde detentos fizeram uma rebelião, no último domingo.
Na última sexta-feira, penitenciárias estaduais e federais entraram em alerta máximo depois que serviços de inteligência detectaram “riscos de instabilidade”. De acordo com o ministro da Justiça, Torquato Jardim, era esperada uma reação de facções criminosas à intervenção.
O Globo/montedo.com