1 de fevereiro de 2014

Lamarca? Marighella? Que nada! Cidade do Paraná homenageia heróis de verdade.

Apucarana inaugura Monumento ao Expedicionário
Um dos momentos marcantes da programação festiva no dia do aniversário de Apucarana foi inaugurado hoje o “Monumento ao Expedicionário”, erguido centro cívico de Apucarana, ao lado da Câmara Municipal.
A solenidade foi prestigiada por autoridades do exército, com a presença general Altair José Polsin, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Cascavel, do prefeito Beto Preto e vereadores.
Com a iniciativa, incentivo e patrocínio do colaborador Emérito do Exército, Oezir Marcelo Cantor, a obra contou com a parceria da Prefeitura e do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada, de Apucarana. De forma inovadora, o monumento de duas faces. Homenageiam, de um lado os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na Itália durante a 2ª Guerra para conquistar a paz, e do outro lado os combatentes da Força de Paz, que nos dias atuais, lutam para manter a paz em países como o Haiti.
A solenidade teve a participação especial de dois ex-pracinhas que lutaram na 2ª Guerra Mundial. João Gonçalves da Silva é o único dos 11 expedicionários de Apucarana vivo e que pode presenciar essa homenagem ao lado de outro ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), João Estevam Bérgamo, de Astorga.
“Nos 70 anos de Apucarana estamos abraçando esses patriotas, que há exatamente 70 anos já estavam defendendo o Brasil na Itália. É uma justa homenagem através da iniciativa de Oezir Kantor, com o apoio e parceria da administração municipal e do 30º BIMec. Juntos foi possível concretizar esse importante e significativo momento no dia do aniversário de nossa cidade”, disse Beto Preto.
CANAL 38/montedo.com