17 de fevereiro de 2011

HAITI: EMOÇÃO NA DESPEDIDA DE MILITARES GAÚCHOS

Emoção na despedida dos soldados que vão para o Haiti
Militares da região viajam em missão de paz no país na quinta-feira.

Denise Morato/ Da Redação 
Foto: Tiago da Rosa/GES

São Leopoldo (RS) - "Sejam alegres na esperança, pacientes na turbulência e perseverantes na oração." Com essas palavras o padre Adilson Kuntzler abençoou, na manhã de ontem, os 143 militares do 18o Batalhão de Infantaria Motorizada (Bimtz) que viajam em missão de paz ao Haiti nesta quinta-feira. As homenagens à tropa ocorreram na sede do quartel, no bairro São José, e contou com a presença de familiares, amigos e autoridades, que emocionados se despediram dos militares. "Não vai ser nada fácil, o coração já está apertado de saudades", conta a aposentada Tereza Rodrigues, 67, que com a voz tremula abraçava o neto, o cabo Ricardo Moraes, 23, que pela primeira vez irá ao Haiti. 
A hora da partida - O comandante da 1a Companhia de Força de Paz, capitão Jefferson Della Valentina ficará longe da esposa, Angélica, 35, e do filho Matheus, 2 anos (foto). Para amenizar a saudade, ele conversou com o filho, explicando que o pai ficará um tempo longe, mas em breve voltará para junto da família. "O Matheus sente que algo irá acontecer, está mais apegado a mim, o que é diferente, porque normalmente fica mais com a mãe. Mas mesmo assim, converso bastante com ele e o verei todos os dias pela webcam."

Seis meses de treinamentos avançados
Conforme o comandante do 18o Bimtz, tenente coronel Nei Leiria, como preparação para a missão, os soldados participaram durante seis meses de treinamentos específicos e em janeiro intensificaram as atividades com exercícios básicos e avançados de operações de paz na 8a Brigada de Infantaria Motorizada em Pelotas. 
No local, os soldados - conhecidos como capacetes azuis - simularam situações que poderão viver no Haiti e praticaram o creole e o francês - línguas faladas no país caribenho. Atividades como patrulhamentos a pé e motorizado, escolta a autoridades e a carros oficiais, operações de busca e apreensão e ações utilizando blindados fizeram parte do treinamento intensivo.

SAUDADE E TECNOLOGIA
Para diminuir a distância entre os militares e seus familiares a tecnologia será uma grande aliada
O comandante da 2ª Companhia de Força de Paz, capitão Marco Antonio Schlöttgen, que liderará a tropa de Sapucaia, explica que no 18º Bimtz será instalada uma espécie de lan house para que parentes possam conversar e receber notícas de seus familiares 
"Na base do Exército Brasileiro no Haiti já há uma estrutura montada para a comunicação via Internet. O contato será diário e isso tranquiliza os familiares que terão ciência do que está ocorrendo lá", diz Schlöttgen 
Segundo o comandante da 1ª Companhia de Força de Paz, capitão Jefferson Della Valentina, do 19º Bimtz de São Leopoldo, a grande maioria dos militares também levará equipamentos particulares, como notebooks e webcam para ter comunicação com a família. Além disso, ligações para telefones fixos serão gratuitas 
Além de Sapucaia do Sul, militares de São Leopoldo, Santana do Livramento, Bagé, Porto Alegre e Pelotas participam da missão que tem como objetivo manter o ambiente estável e seguro, totalizando 800 homens 
Os militares irão compor o 14º Contingente do Batalhão Brasileiro no país e farão parte do 1º e 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Brabatt) 

Missão
O embarque para o Haiti ocorre amanhã, a partir das 13h30 na base aérea de Canoas. Ao todo sete viagens serão necessárias para o envio do contingente. Os militares permanecem na capital Porto Príncipe por seis meses.
DIÁRIO DE CANOAS


Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics