21 de março de 2014

Acre: Exército ajuda no retorno de famílias atingidas pela cheia em Rio Branco

Exército ajuda no retorno de famílias atingidas pela cheia na capital
"Operação Volta Pra Casa" iniciou em Rio Branco nesta quarta-feira (19).
1150 homens do Exército Brasileiro ajudam no retorno das famílias (Foto: Assis Lima/PMRB)
150 homens do Exército Brasileiro ajudam no retorno das famílias (Foto: Assis Lima/PMRB)
Do G1 AC
As mais de 1,1 mil famílias desabrigadas pela cheia do Rio Acre, em Rio Branco, começaram a retornar para casa nesta quarta-feira (19). A "Operação Volta Pra Casa" é uma ação da Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e da coordenadoria municipal de Defesa Civil. Mais de 150 homens do Exército ajudam no retorno das famílias.
Nesta quarta, o nível do rio registrou a marca de 12,16 metros, depois de alcançar os 16,77 metros, no dia 12 de março, cota mais alta registrada este ano. Ao todo, 1.176 famílias estavam acolhidas nos três abrigos púbicos, totalizando 4.454 pessoas.
De acordo com a prefeitura, o avanço nos serviços de limpeza nos 18 bairros atingidos pelo alagamento, iniciado na segunda-feira (17) e com previsão para ser finalizado no fim de semana, ajudou a acelerar o retorno das famílias às casas.
Segundo a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social ainda estão no abrigo do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco 951 famílias, um total de 3.644 pessoas. As famílias que estão sendo retiradas dos abrigos do Sesc/Bosque e do Ginásio Coberto e que não tem condições de voltar para suas casas, estão sendo levadas para o parque até que outras medidas sejam adotadas.
Devido a uma decisão do prefeito Marcus Alexandre e do governador Tião Viana, toda a infraestrutura montada no Parque de Exposições para prestar assistência às famílias será mantida, mesmo com o rio apresentando constante vazante.

Estrutura do Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro está com uma estrutura de 12 caminhões e 150 homens para ajudar na remoção das famílias. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), também está atuando na operação com trabalhadores e caminhões na retirada das famílias.
Além da limpeza realizada nos 18 bairros que foram atingidos pela cheia do Rio Acre, todas as famílias que estão nos abrigos púbicos recebem kits de limpeza para quando retornarem às suas casas, façam a limpeza de seus residências.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics