20 de julho de 2012

Amazônia: Exército inicia Operação Curare IV

16ª Brigada de Infantaria de Selva Tefé e a Operação Curare IV.
Paralelo às ações militares também serão realizados atendimentos médico, odontológico e educacional junto às populações ribeirinhas
Até o próximo dia 27, aproximadamente 650 militares do Exército Brasileiro (EB), juntamente com agentes da Polícia Federal e da Fundação Nacional do Índio (Funai), estarão participando da Operação Curare IV, realizada no limite oeste dos Estados do Amazonas e Acre – trecho de Cruzeiro do Sul à Tabatinga -, e nas regiões de fronteira com a Colômbia e o Peru, área de responsabilidade da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, cujo o Quartel General se encontra no município de Tefé – localizado a 525 quilômetros da capital.
Durante a operação, a vigilância por meio de patrulhamentos terrestres, aéreos e fluviais, serão intensificados, para combater tanto os crimes transfronteiriços quanto ambientais.
Paralelo às ações militares também serão realizados atendimentos médico, odontológico e educacional junto às populações ribeirinhas.
A operação tem a finalidade de intensificar a presença das Forças Armadas junto à faixa de fronteira oeste, reprimindo os delitos transfronteiriços e ambientais, além de reforçar, junto à população regional, o sentimento de nacionalismo, proteção ao meio ambiente e de defesa da soberania brasileira.

Cipó venenoso
O termo “curare” faz referência a compostos químicos orgânicos conhecidos e utilizados como venenos de flecha, extraídos da casca de certos cipós de plantas encontradas na América do Sul.
Blog do Babalú/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics