31 de julho de 2012

Auschwitz: a máquina nazista da morte

ENTRADA DE AUSCHWITZ II  (BIRKENAU) - PRINCIPAL CAMPO DE CONCENTRAÇÃO NAZISTA.

DATA DA FOTO: 1943
FOTÓGRAFO: Desconhecido

Existiram 3 campos de concentração com o nome "Auschwitz" (todos se localizavam na Polônia):

Auschwitz I - Servia de centro administrativo para todo o complexo. Neste campo morreram perto de 70.000 intelectuais polacos e prisioneiros de guerra soviéticos.
Auschwitz II (Birkenau) - Era um campo de extermínio onde morreram aproximadamente um milhão de judeus e perto de 19.000 ciganos.
Auschwitz III (Monowitz) - Foi utilizado como campo de trabalho escravo para a empresa IG Farben.

Auschwitz II (Birkenau) é o campo que a maior parte das pessoas conhece como Auschwitz. Ali se encerraram centenas de milhares de judeus e ali também foram executados mais de um milhão de judeus e ciganos. O campo está localizado em Birkenau (Polônia), a 3 km de Auschwitz I. A construção iniciou-se em 1941. O campo tinha área de 2,5 por 2 km e estava dividido em várias seções, cada uma delas separadas em campos. Os campos, como o complexo inteiro, estavam cercados e rodeados de arame farpado e cercas elétricas (alguns prisioneiros utilizaram-nas para cometer suicídio). O campo albergou até 100.000 prisioneiros em dado momento.

POR QUE AUSCHWITZ II É TÃO FAMOSO?
Porque seu objetivo principal era o extermínio em massa. Para cumprir esse objetivo, equipou-se o campo com quatro crematórios e câmaras de gás. Cada câmara de gás podia receber até 2.500 prisioneiros por turno. O extermínio em grande escala começou na primavera de 1942.
Foto na História/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics