26 de janeiro de 2015

Governo do Haiti recorre à ONU para manter tropas no país durante eleições


Porto Príncipe (Haiti) - Tropas da Minustah auxiliam não só na segurança, mas também em ações humanitárias
Tropas da Minustah auxiliam não só na segurança, mas também em ações humanitáriasMarcello Casal/Agência Brasil
Porto Príncipe - (Lusa) O governo do Haiti recorreu ontem (25) ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) pedindo para não diminuir o contingente de soldados que mantém no país às vésperas das eleições presidenciais. O ministro da Justiça e da Segurança Pública haitiano, Pierre Richard Casimir, fez o pedido durante visita de enviados do Conselho de Segurança da ONU à única academia de polícia do país.
“Insisto com o Conselho de Segurança para não reduzir o número de soldados da Minustah [Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti] enquanto durar o processo eleitoral”, disse Pierre Casimir. Ele ressaltou que a presença das tropas é necessária para os preparativos e realização de eleições. Os haitianos aguardam há três anos pelas eleições presidenciais no país.
O presidente do Haiti, Michel Martelly, e aproximadamente 20 dirigentes políticos assinaram, em 11 de janeiro, um acordo prevendo as eleições antes do fim do ano. “No Haiti, o período eleitoral normalmente é marcado pela tensão e discórdia”, afirmou o recém-nomeado ministro da Justiça e da Segurança Pública. Casimir destacou que o governo haitiano adotou medidas para garantir que as eleições ocorram com tranquilidade.
Para justificar o pedido, o ministro citou a Resolução 2.180 do Conselho de Segurança da ONU, que estimula as Nações Unidas a adaptar a presença de soldados à situação local. "Em nome do presidente, do chefe de Governo e em meu próprio, reitero às Nações Unidas o pedido para que mantenha os efetivos”, acrescentou Pierre Casimir.
Leia também:
MINUSTAH reduz força de paz no Haiti enquanto ONU considera outras opções
“A retirada das tropas do Haiti deve ser feita de modo ordenado”, diz chanceler brasileiro
ONU começa este ano retirada de soldados da Minustah do Haiti.
Para Christian Barros Mele, enviado da ONU ao Hiaiti, ainda é cedo para tomar decisões a respeito.
Embaixadora norte-americana na ONU, Samantha Power informou que a polícia nacional haitiana tem melhorado o desempenho, apontando que “representa o futuro da segurança no Haiti”.
Os enviados do Conselho de Segurança da ONU encerraram ontem visita de dois dias ao país.
Em outubro, o conselho renovou o mandato da Minustah por um ano, mas reduziu sua presença à metade, por considerar que houve melhoria nas condições de segurança no país. O contingente de soldados da ONU caiu para 2,37 mil, mas o de policiais (2,6 mil) não foi alterado.
EBC/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics