16 de julho de 2009

GENERAIS BRIGAM PARA MANTER VAGAS NO STM

Por Jorge Serrão
Em vez de se preocuparem em conseguir mais recursos para as Forças Armadas – cujas tropas andam sem comida suficiente nos quartéis -, os militares preferem investir em ações políticas para garantir privilégios aos oficiais superiores.
A tropa lobista das Legiões resolveu investir pesado na Câmara contra a proposta contida na reforma do Judiciário que previa a redução do número de ministros do Superior Tribunal Militar (STM) de 15 para 11 integrantes.
O interesse do generalato no STM é grande porque, dos 15 ministros do STM, dez são generais das três forças, nomeados para o tribunal no topo da carreira e prestes a ir para a reserva. No tribunal, mesmo “membros do Judiciário”, os oficiais continuam na ativa. Só que passam a receber salários de R$ 23,2 mil - que equivalem a 95% do que ganha um ministro do STF.
Com a reforma proposta pela na reforma do Judiciário, o número militares cairia para sete e o de civis para quatro.
Curiosa é a nota técnica produzida pelos Comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica para convencer os deputados a vetarem o artigo que acabaria com o STM. Os militares alegam que, se aprovada, a medida vai provocar graves consequências nas Forças Armadas, como dificuldade para impor a disciplina e a administração na caserna. Os comandos advertem que a redução no número de ministros do STM influenciará na qualidade e celeridade dos processos, "uma vez que os ministros militares são dotados de experiência e conhecimento das peculiaridades da vida militar".
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, queria acabar com a Justiça Militar. Chegou a propor a medida radical na reforma do Judiciário. O lobby militar conseguiu que a proposta de mudança apenas reduzisse o número de ministros para 11 – mesma quantidade de membros do STF. Agora, na Câmara, os militares atuam, nos bastidores, para deixar tudo como dantes no quartel do magistrado Abrantes.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics