29 de outubro de 2013

Incursões marítimas chinesas ameaçam paz, diz ministro japonês

Área 'cinza' será discutida no Conselho Nacional de Segurança.
China multiplicou incursões nas águas territoriais das Ilhas Senkaku.

Da France Presse
'Zona Cinza' é disputada por Japão e China (Imagem: Poder Naval)
O ministro japonês da Defesa, Itsunori Onodera, disse nesta terça-feira (29) que as incursões marítimas chinesas nas águas territoriais japonesas em torno das Ilhas Senkaku ameaçam a paz na região.
"Penso que as incursões da China nos territórios (águas territoriais) em torno das Ilhas Senkaku constituem uma zona cinza entre tempos de paz e uma situação de urgência", afirmou Onodera à imprensa. "Esta zona cinza será discutida no Conselho Nacional de Segurança, que se reunirá em Tóquio", acrescentou o ministro.
No sábado (26), por ocasião de um desfile das Forças de Autodefesa (SDF), o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, advertiu que Tóquio "não tolerará qualquer mudança pela força do status quo" do arquipélago.
Os chineses multiplicaram suas incursões nas águas territoriais das Ilhas Senkaku após a nacionalização do arquipélago, comprado pelo governo japonês de um proprietário particular em setembro de 2012.
Leia também:
EUA e Japão fazem exercícios militares perto da China
As Ilhas Senkaku - ou Diaoyu para os chineses - estão situadas 200 km a nordeste da costa de Taiwan - que também reivindica o arquipélago - e 400 km a oeste de Okinawa, no sul do Japão.
Além de sua posição estratégica, suspeita-se que há importantes reservas de petróleo na área.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics