12 de janeiro de 2014

Após sumiço de vídeo game, comandante deixa 150 militares detidos no quartel em Manaus

Militares do AM são presos por sumiço de X-Box
A denúncia feita na manhã deste sábado (11) informa que são quase 150 homens detidos desde a tarde de sexta-feira (10) quando foi constatado o sumiço do aparelho e podem permaneçam detidos até o dia cinco de fevereiro se o X-BOX não aparecer
Fuzileiros Navais são detidos em quartel após o sumiço de um X-BOX
Fuzileiros Navais são detidos em quartel após o sumiço de um X-BOX(Divulgação)
Manaus (AM) - Após o sumiço de um vídeo-game X-BOX que pertencia ao Comando Geral dos Fuzileiros Navais da Amazônia, na tarde de sexta-feira (10) os militares ficaram detidos no quartel, sem tomar banho e sem local para dormir segundo relatos de amigos e esposas.
A denúncia feita na manhã deste sábado (11) informa que são quase 150 homens detidos desde a tarde de sexta-feira (10) quando foi constatado o sumiço do aparelho e podem permaneçam detidos até o dia cinco de fevereiro se o X-BOX não aparecer.
A esposa de um fuzileiro que preferiu não se identificar temendo retaliações, disse que o marido dela não pôde dormir no alojamento.
“Meu marido está lá e dormiu na chuva. Ele não pode tomar banho porque o banheiro do quartel está em obras e nem dormir no alojamento. Muitos dormiram em baixo da escada para não se molhar”, relata a mulher.
O Comandante dos Fuzileiros Navais da Amazônia, capitão de fragata Rui Eduardo Ferreira, disse que as denúncias não procedem e que está sendo realizado no quartel uma atividade de rotina, o plano de chamada e prontidão.
“Acredito que as esposas fiquem chateadas, mas é algo que já foi programado com antecedência, principalmente nesta época do ano em que as pessoas ficam de férias e tentam invadir o comando para roubar armas, precisamos estar atentos”, explicou Ferreira.
Ainda segundo o capitão, nenhum fuzileiro está detido, apenas estão cumprindo uma atividade já prevista e serão liberados ao fim.
Até a publicação desta matéria, a esposa de outro fuzileiro informou que o comandante após o contato com a imprensa, resolveu liberar os militares, por volta das 11h.
Pelo menos 700 militares estão presos desde a última sexta (10), após suposto furto de videogame - foto do leitor
Procedimentos para apurar o furto
Em nota enviada a Acrítica, a Marinha informou que no dia 10 de janeiro, o Comando do Batalhão de Operações Ribeirinhas tomou conhecimento da ocorrência do furto de um video game, modelo X-Box, do Salão de Recreio de Cabos e Soldados. O referido aparelho foi adquirido recentemente pela Unidade no intuito de melhorar, as condições de conforto dos militares nos momentos de lazer a bordo.
E que para localizar o aparelho e identificar o possível autor do furto, toda tropa, além do próprio Comandante, permaneceram a bordo durante o tempo necessário à conclusão dos procedimentos.
Finalizados os referidos procedimentos, a tropa foi então liberada e, como o X-BOX não foi localizado, será aberto um Procedimento Administrativo para a elucidação do fato.
Sobre a questão dos militares terem pernoitado e não poderem dormir nos alojamentos a Marinha informou que ao mesmo tempo em que se apurava o furto, o comando realizou um adestramento para avaliar a capacidade de prontidão, com acionamento de militares que haviam saído de bordo, para que regressassem no menor tempo possível, como em casos de acionamento real, bem como a capacidade de alojamento da tropa.
As deficiências constatadas no adestramento servirão de base para ações futuras visando melhorar as condições de prontidão do Batalhão.
A CRÍTICA/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics