8 de dezembro de 2017

Como o discurso de Bolsonaro mudou ao longo de 27 anos na Câmara?

André Shalders - @shaldim
Da BBC Brasil em São Paulo
Jair Bolsonaro
Um conjunto de 16 termos, com palavras como 'direitos humanos', 'PT" e 'tortura', tiveram pico no mandato passado de 2011 a 2014 (Reuters)
"Só vai mudar, infelizmente, quando nós partirmos para uma guerra civil aqui dentro. E fazendo um trabalho que o regime militar não fez, matando uns 30 mil! Começando com FHC! Não deixa ele de fora não!" O trecho é de uma entrevista de Jair Bolsonaro (PSC-RJ), então deputado pelo antigo Partido Progressista Reformador (PPR). A gravação foi ao ar na TV Bandeirantes do Rio, em 1999, e viralizou na internet este ano.
Quem assiste às declarações (aos 30min59s deste vídeo) hoje pode pensar que o deputado e pré-candidato a presidente sempre foi dado a falas polêmicas, identificadas com a direita.
Mas não é bem assim: a BBC Brasil analisou 1.540 discursos de Bolsonaro no plenário da Câmara, feitos ao longo dos 27 anos de mandato do militar reformado. Embora sempre tenha se identificado com a direita, o Bolsonaro do início da carreira era muito mais preocupado com a defesa dos interesses dos militares (sua base eleitoral de então) do que em polemizar com o PT e a esquerda.
Os discursos foram registrados ao longo dos anos pela taquigrafia da Câmara e obtidos pela reportagem da BBC Brasil com a ajuda do serviço de Dados Abertos da Casa.
Após acusações de ex-braço direito, candidatura de Lula pode virar apenas 'estratégia de defesa'
Bolsonaro se elegeu deputado pela primeira vez nas eleições de 1990. Em seu primeiro mandato como deputado, de 1991 a 1994, palavras como "militar", "forças armadas", "benefícios", "salários" e "pensões" apareceram 702 vezes, nos resumos e palavras-chave dos 279 discursos feitos por ele no Plenário da Câmara naquele período. Já no atual mandato, de 2015 até agora, o mesmo conjunto de 16 palavras só aparece 110 vezes, num conjunto de 143 discursos.
discursos sobre militares de Bolsonaro
Ou seja: conforme ampliava o eleitorado graças à popularidade nas redes sociais, a discussão dos interesses da caserna foi perdendo importância nas falas do político carioca, embora este tema ainda esteja presente na agenda de Bolsonaro. Em maio, por exemplo, o deputado participou de uma sessão solene em homenagem à Esquadrilha da Fumaça.
Mas, enquanto não via a si mesmo como representante do espectro ideológico de direita, Bolsonaro chegou a ocupar a tribuna da Câmara para tecer elogios à deputada federal Luiza Erundina (hoje no PSOL), então no PSB e sempre reconhecida como um quadro de esquerda.
"Aproveito a oportunidade para, de público, agradecer a Vsa. Exa, deputada Luiza Erundina, pelo que já fez pela classe militar das Forças Armadas enquanto esteve à frente da administração. Tenha a certeza de que não nos esquecemos (...). Na vida pública, precisamos de gente como V. Exa., que olha para todos como brasileiros, independente de estarem fardados ou não (...)", disse ele em 12 de março de 1999.
Retrato de Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (PSC-RJ) discursa na tribuna da Câmara, em abril de 2016 | foto: Nilson Bastian / Câmara dos Deputados
No mesmo discurso em que elogiava a parlamentar, Bolsonaro aproveitou para criticar o regime democrático instalado anos antes.
Com o passar do tempo e aumento de sua projeção nacional, os assuntos corporativos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica recuavam. O tempo de Bolsonaro na tribuna passou a ser ocupado cada vez mais com assuntos com "apelo" no novo público do deputado, que o conheceu principalmente na internet.
Um outro conjunto de 16 termos, com palavras como "direitos humanos", "PT", "tortura", "Cuba", "esquerda" e "gays" tiveram um pico no mandato passado (2011 a 2014). Aparecem 297 vezes nesse período, mas só foram citados 41 vezes no primeiro mandato de Bolsonaro (1991-1994).
discursos de bolsonaro sobre pautas ideologicas
É verdade que as opiniões de Bolsonaro sobre direitos humanos e de minorias não mudaram tanto ao longo do tempo. São exemplos disso um discurso criticando o grupo Tortura Nunca Mais já em dezembro de 1996 (uma das primeiras menções ao tema), ou um outro contrário à demarcação de uma reserva indígena Ianomami em 1992.
‘Estamos condenados a ter periódicas reformas da Previdência’, diz diretor do Banco Mundial
O aeroporto fantasma feito pela Odebrecht em Moçambique, que o BNDES financiou e tomou calote
O que mudou foi a intensidade: estes temas, antes minoritários, ganharam importância, enquanto a defesa de pautas corporativas perdeu espaço.
A estratégia parece ter dado certo: o eleitorado de Bolsonaro extrapolou o círculo de militares e seus familiares. Em 2014, o deputado foi o mais votado na disputa pela Câmara, com 464 mil votos, segundo dados do Tribunal Superior Eeleitoral.
Um relatório de agosto da empresa de comunicação e pesquisa FSB posiciona Bolsonaro como o parlamentar mais influente nas redes sociais, entre todos os deputados e senadores brasileiros.
No atacado, a pauta militar aparece de longe como a mais importante nos discursos de Bolsonaro, historicamente. Contando só as palavras-chave, o termo "militar" é o mais citado, com 1054 menções. "Forças Armadas" aparece 300 vezes. Em comparação, o termo "Direitos Humanos" tem apenas apenas 139 aparições.
nuvem de palavra com termos mais usados
Nuvem de palavras mostrando alguns dos termos que mais aparecem nas palavras-chave
Hoje em dia, Bolsonaro disputa com o ex-presidente Lula (PT) a liderança nas pesquisas de intenção de voto para a eleição de 2018. Mas em junho de 2002, o militar reformado estava num acordo "tático" com o PT contra José Serra (PSDB), então candidato dos tucanos à sucessão de Fernando Henrique Cardoso. O deputado do Rio já havia apoiado Lula na eleição anterior, em 1994, quando Lula perdeu a disputa para FHC.
"Quero louvar a posição do Lula na Comissão de Relações Exteriores (no dia anterior, Lula criticou o tratamento dado aos militares pela gestão FHC). Farei chegar ao conhecimento dos meus vinte mil militares, que forem internautas, da posição do presidenciável (…), para que cada um forme um juízo melhor de como votar. Obviamente, nós fechamos: nenhum militar vai votar em (José) Serra!", disse Bolsonaro em junho de 2002.
Depois que Lula assumiu a Presidência, porém, Bolsonaro passou a fazer oposição ao ex-metalúrgico. O perfil de oposicionista se aprofundou mais ainda no 1º governo de Dilma Rousseff.
Já a birra de Bolsonaro com Fernando Henrique vem de longe. Há registros de crítica ao ex-presidente tucano desde a época em que FHC ainda era ministro da Fazenda de Itamar Franco, no mesmo ano de 1994. Para o carioca, o governo tucano desvalorizou e humilhou os militares, em nome de medidas de austeridade fiscal.
"Ele (FHC), que só sabe pensar com números para atender aos interesses externos, quer criar uma crise nas forças", diz Bolsonaro, em 1999.
O nome de FH é mencionado 124 vezes nos resumos e nas palavras-chave das falas de Bolsonaro. É mais que as menções a Lula (84), mas menos que as citações a Dilma Rousseff (132 vezes).
Bolsonaro com boneco
Depois que o PT chegou ao poder, Bolsonaro firmou-se como oposicionista ao partido |
foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Num vídeo recente publicado em sua página do YouTube, Bolsonaro defende o seu direito de mudar de opinião. O deputado respondia a uma reportagem de "O Globo" sobre sua posição contra o plano Real. "Uma votação de 20 anos atrás. Logicamente, desses seis itens, alguns eu poderia hoje votar de forma diferente. Quem, 20 anos atrás, faria a mesma coisa hoje?", diz ele.
A reportagem da BBC Brasil tentou contatar o deputado em seu celular e por meio um assessor, mas não houve resposta.

Nióbio é novidade
Na tabela periódica, o nióbio é considerado um "metal de transição". É vizinho do zircônio (Zr) e do molibdênio (Mo). O Brasil detém 98% das reservas do nióbio, cujas aplicações vão desde a produção de peças de automóveis até a indústria aeroespacial. Fundido com o ferro, o nióbio cria uma superliga metálica, mais leve e resistente que o aço, por exemplo.
Para Bolsonaro, o Nióbio poderia representar a redenção da economia brasileira, se fosse devidamente explorado, com o beneficiamento completo do produto em solo nacional. Produtores da liga argumentam que a ideia é fruto de desconhecimento econômico e de mercado, já que não haveria escala ou tecnologia suficientes no Brasil para a implantação de uma cadeia de produção de turbinas de avião, por exemplo, que se utilizam da liga de ferro-nióbio.
A suposta "obsessão" do militar com o produto retoma uma pauta nacionalista que pertencia a Enéas Carneiro (1938-2007), do antigo PRONA, e deu origem a uma série de memes sobre o assunto.
Amostras de liga de nióbio
A liga de ferro-nióbio (esq.), usada na indústria, e o mineral refinado e concentrado
Mas a análise dos discursos de Bolsonaro mostra que o tema é relativamente recente na pauta do político fluminense. A primeira vez que Bolsonaro tratou do assunto no plenário da Câmara foi em 2014. E, até hoje, os termos "nióbio" e "grafeno" só aparecem seis vezes nas ementas e palavras-chave dos discursos.

Em defesa da laqueadura e da vasectomia
Bem mais antiga e consistente é a posição de Bolsonaro em defesa de uma política de controle da natalidade, por exemplo - o militar reformado defendeu que o governo brasileiro realizasse uma ampla campanha de divulgação e de oferta de procedimentos como a laqueadura (para mulheres) e a vasectomia (para os homens).
Os termos "laqueadura", "controle da natalidade" e "planejamento familiar" aparecem 55 vezes nos resumos, de 1991 até 2013.
"Não é de hoje que defendo nesta Casa a necessidade urgente de se ter no Brasil uma rígida política de controle da natalidade. Qualquer ser humano consciente sabe que o combate à fome, à miséria e à violência passa por uma diminuição das grandes concentrações populacionais", disse Bolsonaro em 22 de setembro de 1995.
Reprodução notas taquigráficas de Bolsonaro
Trecho das notas taquigráficas de Bolsonaro | imagem: Câmara dos Deputados / reprodução
"Pela sua coragem, quero agora louvar o excelentíssimo Sr. Presidente do Peru, Alberto Fujimori, que implantou em seu país, como forma de conter a explosão demográfica, a esterilização voluntária", continua o deputado.
O discurso traz ainda críticas à Igreja Católica ("uma das grandes responsáveis pela miséria que graça em nosso meio"), e conclui dizendo que, sem controle populacional, "estaremos nos condenando a sobreviver como se a Terra fosse um grande e desordenado formigueiro".
Fujimori presidiu o Peru entre 1990 e 2000. Foi alvo de críticas generalizadas depois de fechar o Congresso e o Tribunal Constitucional peruano com ajuda do Exército em 1992, com a ajuda das Forças Armadas. Grupos de direitos humanos também o acusam de ter esterilizado, sem consentimento, mais de 300 mil mulheres.
Ao longo dos 27 anos de Congresso, Bolsonaro apresentou três projetos sobre o tema da contracepção. Dois deles, de 1993 e 2006, foram arquivados. A terceira, uma proposta de emenda à Constituição de 2002, recebeu um parecer favorável de Paulo Maluf (PP-SP) em 2015 e aguarda até hoje a criação de uma comissão para estudar o tema.
Retrato de Jair Bolsonaro na tribuna
Bolsonaro discursa no plenário da Câmara em 2010 | foto: Câmara dos Deputado
A PEC de Bolsonaro determina que o Estado ofereça as cirurgias para todos os interessados, além de promover campanhas educativas sobre o tema. Também proíbe que instituições públicas ou privadas obriguem alguém a realizar os procedimentos.
O deputado também é criticado pela suposta baixa produção legislativa, ao longo de seus mandatos.
Bolsonaro aprovou, em 27 anos, dois projetos de lei: um que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os bens de informática, e outro que autoriza o uso da "pílula do câncer", baseada na fosfoetanolamina sintética, cuja eficácia contra a doença jamais foi provada cientificamente.
Também é o autor da emenda que garante o voto impresso para as eleições de 2018 - a aplicação da medida ainda é dúvida, pois o TSE alega não ter recursos para aplicá-la no pleito do próximo ano.
BBC Brasil/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics