23 de dezembro de 2017

Jungmann anuncia compra de navio para ser novo capitânea da Marinha

Ministro da Defesa anunciou a compra do HMS ‘Ocean’ (L 12) para a Marinha
Luiz Padilha
Por ocasião da apresentação da Solicitação de Propostas, ou RFP (Request Of Proposal) do programa de construção da Corveta Tamandaré, o Ministro da Defesa Raul Jungmann anunciou a compra do navio multipropósito HMS Ocean para a Marinha do Brasil.
Após avaliações feitas a bordo do navio, avaliações estas positivas, o Comandante da Marinha, AE Leal Ferreira e o Estado Maior da Armada, deliberaram pela a aquisição após negociações junto à Royal Navy – Marinha britânica. Segundo Jungmann, a verba para esta aquisição sairá do orçamento da Marinha.
O valor de £ 84 milhões anunciado pelo Ministro da Defesa, contempla além do valor de compra, o treinamento da tripulação brasileira a bordo do navio para familiarização com os sistemas do mesmo e, algumas revisões calendáricas que serão executadas no navio antes de sua viagem ao Brasil.
O navio será descomissionado pela Royal Navy em Março de 2018 e espera-se a retirada dos  equipamentos OTAN que equipam o navio, para que então se iniciem os trabalhos para o comissionamento do mesmo à Marinha do Brasil.
Não se sabe ao certo se nas negociações realizadas, o sistema CIWS Phalanx será mantido, pois depende de autorização dos EUA para ser repassado ao Brasil. Cabe salientar que este sistema além de ser antigo, possui altíssimo custo de manutenção e por esta razão talvez a Marinha venha a equipá-lo com outro sistema que possua a mesma eficiência, porém com um custo que fique dentro do orçamento disponível.
Informações extra-oficiais enviadas ao DAN, dão conta que os motores e demais sistemas do navio se encontram em perfeito estado, indo em contra o que a mídia inglesa anteriormente (TV e Jornais ingleses) alardeavam, o que criou muita expectativa sobre se a compra do navio seria um bom negócio para a Marinha.
Espera-se que a a realização das revisões e o treinamento da tripulação ocorram até o fim de Setembro, podendo, dependendo de seu andamento vir a ocorrer antes.
Dentro da Marinha já se trabalha para a escolha do nome e o indicativo que o HMS Ocean receberá quando de seu comissionamento. Existem algumas opções em estudo, e esperamos que seja um nome diferente, que homenageie um personagem importante da história da Marinha, por exemplo. Mas isso só saberemos mais para frente. Até lá, os leitores podem tentar acertar qual será a escolha da MB para seu novo Capitânea.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics