27 de janeiro de 2012

Onças do CIGS passam por chek-up

Onças de Manaus passam por check-up com veterinários da USP
Animais foram anestesiados e passaram por uma série de exames.
Segundo veterinários, elas estão em bom estado para animais de cativeiro.

Animais passaram por tratamentos com veterinários de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Veterinários da Universidade de São Paulo (USP) realizaram check-up, nesta quinta-feira (26), em onças do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), na Zona Oeste de Manaus. Os animais passaram por exames clínicos e odontológicos.
No total, dez onças receberam cuidados dos médicos especialistas. O trabalho teve acompanhamento de especialistas em Odontologia de animais e anestesistas. "Já tratamos as onças e o diagnóstico é muito bom para animais de cativeiro. Viemos para fazer a parte mais específica, como canal e extração", disse a médica veterinária, Fernanda Santoro.
O tratamento é considerado complexo pelos profissionais. "Estamos pela primeira vez realizando um trabalho de alta complexidade, que envolve as áreas de anestesia, de diagnóstico por imagem, laboratoriais e odontologia especializada", contou a adjunta da divisão veterinária do CIGS, tenente Maria Júlia Andrade.
As onças passam por dosagem hepática, renal, e exames de glicose. "Aliamos a ultrassonografia com anestesia e avaliamos parâmetros como pressão arterial interna dos órgãos, entre outros", relatou o médico veterinário, João Smerdel.
Após os exames, os animais foram encaminhados para as jaulas e ficaram em observação até o fim do efeito da anestesia, que pode durar até cinco horas. Os animais passam por check-ups a cada seis meses.
G1 AM/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics