23 de março de 2012

Prático e versátil, radar SABER detecta aeronaves em baixíssima velocidade

Foto: Sgt Barboza e Cb Christopher
Caxias do Sul (RS) - No dia 7 de março, o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea recebeu, do Arsenal de Guerra de São Paulo, o Radar SABER M60. O SABER M60 é um radar com capacidade de detecção a baixa altura que pode ser montado e colocado em operação completa em menos de 15 minutos por apenas três soldados.
Com tecnologia 100% brasileira, o sistema permite rastrear e acompanhar até 40 alvos simultaneamente de forma automática ou manual, em um raio de até 60 quilômetros e a uma altitude de até 5 mil metros para aeronaves de asa fixa (avião) e de asa rotativa (helicóptero); é capaz de detectar alvos que voam em baixíssima velocidade - a partir de 32 Km/h para aviões - e detecta helicópteros ainda em voo pairado.
O radar identifica o alvo desejado, processa as informações e transmite, em tempo real, a um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea, integrante do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro; fornece a localização exata de cada aeronave sobrevoando a área vigiada, bem como sua identificação, classificando os alvos de acordo com o tipo, diferenciando aviões de helicópteros.
O radar SABER M60 possui as mesmas funções de um radar de grande porte de aeroporto e oferece custo mais baixo e capacidade de rastreamento, mesmo em ambientes como a densa Floresta Amazônica. Esta capacidade permite seu uso na proteção de pontos e áreas sensíveis, como indústrias, usinas, instalações governamentais e locais de eventos importantes, como conferências de chefes de Estado ou competições esportivas internacionais.
EB, via DefesaNet/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics