16 de fevereiro de 2010

HAITI: GENERAL PAUL CRUZ ASSUME O COMANDO EM ABRIL

Após tremor e briga, ONU troca brasileiro no comando da missão de paz no Haiti

 A Organização das Nações Unidas vai trocar o general brasileiro que comanda os mais de 12 mil soldados de todo o mundo que integram a missão de paz no Haiti (Minustah).
O cargo de Force-Commander (Comandante da Força), atualmente ocupado pelo general Floriano Peixoto Vieira Neto, será assumido em abril pelo também general brasileiro Luiz Guilherme Paul Cruz, hoje à frente da 5º Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa, no Paraná.
Peixoto comanda as tropas internacionais no Haiti desde abril de 2009 e chefiou a pronta-resposta da ONU ao terremoto de 7º graus que sacudiu o Haiti em janeiro, deixando mais de 270 mil mortos.
O Departamento de Missões de Paz (DPKO) já previa neste ano a seleção  de um oficial para a função, mas o mandato de Peixoto poderia ser renovado, caso fosse de desejo da organização. Isso aconteceu em 2008, quando o general gaúcho Carlos Alberto dos Santos Cruz permaneceu por dois anos e três meses como comandante da missão de paz.
Contudo, a imagem de Floriano foi desgastada quando os Estados Unidos enviaram mais de 12 mil homens para apoiar a ajuda às vítimas do terremoto.  O general foi questionado pela comunidade internacional por estar subordinando os capacetes azuis ao Exército norte-americano e, em uma distribuição de comida na capital, afirmou que ele é quem estava no “comando”.
Desde que a Minustah foi criada em 2004, após um conflito civil derrubar o presidente Jean Bertran-Aristides, todos os comandantes militares da Minustah foram brasileiros. A cada renovação do cargo há uma expectativa de se o Brasil continuará mantendo sua posição.
A pedido da ONU, em janeiro, o Exército indicou três candidatos para o cargo: além do escolhido Paul Cruz, foram entrevistados os também general-de-brigada Paulo Humberto César de Oliveira, que comandou a Brigada de Operações Especiais, a tropa de elite do Brasil, e Edson Leal Pujol, chefe da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).
Paul Cruz se diferenciou pelo inglês. Ele também comandou em 2008 as tropas do Brasil na Minustah e foi instrutor da Academia Militar de West Point, dos EUA.
DIÁRIO DE SÃO PAULO

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics